Perfil de Viga de Madeira

Viga de Madeira – Detalhes de Uso, Ligações e Manutenção

A viga de madeira é utilizada para construir casas e suportar tetos e telhados. Vigas expostas, rústicas e naturais são almejadas por muitos proprietários para o uso na construção residencial. É útil aprender as diferenças e similaridades dos diferentes tipos de vigas de madeira que são usados atualmente.

As vigas de madeira, são definidas como membros alongados que são carregados perpendicularmente ao seu eixo longo e são essenciais para a estrutura de uma casa. As vigas são fundamentais para a estrutura de uma casa.

Neste artigo, eu vou te explicar como as vigas suportam cargas altas de construção e demonstrar como as alterações no comprimento, largura e profundidade de uma viga afetam sua capacidade de carga. As vigas podem ser utilizadas no teto, sobre as janelas e portas e em certos móveis por exemplo.

Se você conhece o limite aceitável e quanto peso uma viga precisa suportar, sabe que ambos devem ser calculados, trabalhados e orientados por engenheiros ou pelos responsáveis pela construção, então, o tipo, espécie, grau, comprimento, largura ou profundidade e massa da viga podem ser selecionados.

Vigas de madeira simples

Os engenheiros são os profissionais mais recomendados para a realização do projeto de vigas em madeira. No entato, outros profissionais que possuam conhecimento e habilidades nos cálculos usados ​​para especificar vigas de madeira também podem realizar o projeto.

O profissional deve ter conhecimento na área, incluindo as configurações mais complicadas, como vigas contínuas, de extremidade fixa e que também aplicam os princípios da mecânica de vigas em geral. Procure um bom profissional! Antes de decidir pela viga de madeira ideal, identifique a sua real necessidade.

Em primeiro lugar, verifique quanto ela pode transportar e quais fatores influenciam na sua capacidade de carga. Em segundo lugar, verifique a sua capacidade de desvio e quais os fatores influenciam o seu deslocamento.

Ligação por entalhe em viga de madeira

O grau e as espécies de uma viga têm um efeito nesse sentido.

Por exemplo, uma espécie de madeira duas vezes mais forte pode suportar o dobro do peso, e uma espécie com o dobro da tolerância à flexão, conhecida como módulo de elasticidade, desviará muito menos. No entanto, essas informações são úteis apenas se você tiver muitas espécies de madeira para escolher, por isso, caso precise, busque um profissional para te ajudar.

Comprimento, largura e profundidade

A madeira serrada de estrutura é normalmente oferecida em apenas algumas espécies, portanto, as informações mais úteis provavelmente serão como as alterações no comprimento, largura e profundidade de uma viga afetarão sua capacidade de carga e deflexão.

Vamos considerar que uma viga dimensional de madeira com carga central está apoiada em dois pontos fixos e medindo o espaço entre eles sem a ajuda de suporte intermediário. O peso da carga acima pode fazer com que a viga se dobre, criando compressão na superfície superior e tensão ao longo da parte inferior.

Ambas as tensões que atingem seu máximo na parte superior e inferior da viga e depois diminui para zero no plano horizontal central, chamado eixo neutro. As tensões também são maiores no intervalo médio e diminuem para zero em cada extremidade da viga onde é suportada.

Viga de madeira treliçada

Estrutura Para Tetos e Telhados

Uma viga de tábua de compensado não é realmente sólida, apesar de ser considerada uma tábua de viga. Na maioria das vezes, ela é feita a partir de tábuas de 4cm x 9cm e de 4 cm x 14 cm da mesma forma que uma parede interna. A sua armação longa é coberta em cada lado com compensado. Apesar do seu interior ser oco, a viga se parece muito com uma madeira sólida.

Usada na maioria das vezes em casas com tábuas de armação, elas possuem vantagens em relação à viga sólida. São leves e podem ser fabricadas no mesmo local de construção, em alguns casos.

Elas também são usadas como armações de parede. Já as vigas de folheado são sólidas, mas não são feitas a partir de uma única tora, elas são construídas a partir de várias camadas de madeira, são usadas em aplicações de curta e longa duração, sendo que cada camada é colada e pressionada para formar a viga.

Vantagens

A vantagem está na habilidade de criar vigas de qualquer tamanho para quase qualquer tipo de madeira, sendo que uma tora longa e reta não é necessária para criar apenas uma viga sólida. As de madeira laminada são similares às de folheado, mas consistem em placas mais grossas e empilhadas que são pressionadas e unidas.

As placas são empilhadas com o lado mais largo na horizontal, como um baralho e as placas  de madeira também são usadas para qualquer duração e podem ser confeccionadas para quase qualquer tipo de madeira e comprimento. A tábua sólida é feita de uma única tora e é normalmente cortada em uma serralharia. Muitas vigas de tábuas são feitas a partir de uma única árvore, mas dependendo do tamanho da tora e da viga, pode-se extrair até cinco toras da mesma árvore. Consideradas vigas mais tradicionais, essas não foram projetadas e não servem para fazer prensas, agrupamentos ou folheados.

Suporte para viga de madeira e conservação

Um bom suporte para viga de madeira é fundamental para o êxito da sua construção, não somente um bom suporte, mas todos os sistemas estruturais presentes na sua construção, como fundações, paredes, tirantes em aço. Deve-se levar em conta fatores em termos de estabilidade e nível de degradação.

A existência de patologias graves nestes elementos pode criar repercussões não previstas em outros locais da estrutura posteriormente, portanto, fique atento a qualidade dos materiais utilizados na sua construção.

Para uma boa conservação da viga de madeira você deve realizar inspeções periódicas às estruturas. Contreole e verifique os seguintes fatores: temperatura, umidade, taxa de renovação de ar, teor de umidade, deformações e defeitos dos elementos estruturais; deve buscar manter uma renovação do ar na estrutura, através do melhoramento da ventilação geral e localizada dos espaços;  realizar limpezas periódicas da estrutura e eliminar todas as causas exteriores de degradação.

Assegure também uma ventilação adequada dos apoios, evitando assim o contato direto da madeira com outros materiais que possam reter umidade. Evite que a madeira “respire”.

sistema woodframe

Como fixar viga de madeira na parede?

A viga na parede deve ser colocada contra a parede que irá suportar os postes de apoio. A espessura da madeira da viga da parede é igual à das vigas de apoio. Primeiramente, defina a altura de colocação das vigas da parede e considere uma inclinação de pelo menos 10 a 13 cm por metro.

Para a fixação das vigas nas paredes, faça a pré-perfuração dos orifícios na viga. Segure a viga contra a parede e marque o centro do tijolo ou o ponto entre os tijolos. Como guia, pode utilizar a marcação numa fila de tijolos, para fixar a viga de modo a que fique visualmente horizontal. Faça uma pré-perfuração para as buchas e com a bolha de nível, verifique se a viga está horizontal.

Os parafusos com bucha devem ser inseridos dentro da bucha com um martelo e são muito mais fáceis de usar do que os parafusos normais e são ideais para fixar a viga da parede.

Aperte o parafuso com a aparafusadora depois de o inserir na bucha. Os suportes para a construção da viga de madeira são essenciais e para não partir o pavimento, caso não tenha as ferramentas necessárias, é aconselhável utilizar suportes para os postes.

Casa construída com vigas roliças de madeira

Estas peças são parafusadas no pavimento, para fixar os postes na posição correta. Certifique-se de que os postes estão verticais e corretamente alinhados e para o fazer isto, utilize um nível de bolha ou fio-de-prumo.

O poste central do alpendre pode ser colocado ao meio, para isso, passe um cordão pelos postes das extremidades e verifique se os topos de todos os postes estão corretamente alinhados.

Encaixe as vigas de madeiras. Para assegurar a estabilidade do telhado, os postes têm suportes oblíquos adicionais, fixados com parafusos do tamanho adequado. É necessário pré-perfurar os orifícios para os parafusos.

Verifique se os parafusos são adequados

Depois de fixar corretamente a viga frontal e confirmar que está horizontal e no local onde você deseja, é o momento de colocar as travessas do telhado sobre os apoios.

Uma vez mais, certifique-se de que usa parafusos do tamanho adequado. Lembre-se também de fazer o dimensionamento correto das vigas de madeira. Por exemplo, para uma viga de madeira para vão de 6 metros, a peça terá um tamanho específico e diferente de uma viga com outro dimensionamento.

Assim, por exemplo, para uma peça de 10×25 cm o vão máximo será de 4,00m, já para uma peça 15×15 o vão terá uma média de 3,00m. Procure um profissional para te auxiliar com os cálculos.

Quais os Tipos de Parafusos Devem Ser Utilizados Para Fixar Uma Viga de Madeira?

parafusos para viga de madeira

Com o objetivo de se obter uma estrutura firme, se faz uso de grandes e resistentes parafusos para unificar estruturas tabulares de grande massa amadeirada.

Embora o tamanho destes parafusos grandes e resistentes não tenham sofrido processo de padronização até o século XX, alguns modelos têm sido fabricados por mais de dois mil anos. Há várias formas de parafusos que podem ser utilizados para as junções de vigas de madeira, dependendo das necessidades do trabalho que está sendo executado.

Tipos de parafusos

Os parafusos sextavados possuem cabeças hexagonais, que podem ser giradas com chaves, e corpos grossos. São projetados para juntar estruturas de madeira pesadas, como as vigas em questão, e se prender a suportes de metal para conferir uma junção firme.

Já os parafusos de atravessamento são idênticos aos anteriores que não tem, necessariamente, uma cabeça.

Eles são longas hastes de metal com espirais fixados por arruelas ou roscas nas extremidades, sendo que isso torna-os úteis em situações nas quais apenas uma de suas pontas deverá ser solta. Eles são úteis para juntar grandes estruturas de madeira, como uma nova viga a outra preexistente.

Por último, os parafusos de madeira grossos, são longos e resistentes para juntar madeira. Eles são rosqueados no material em vez de serem parafusados a um buraco preexistente.

A cabeça deles se prende à madeira conforme a peça é rosqueada. Assim, contribuindo para uma maior compressão na junção e para que seja obtida uma aderência firme.

Tais parafusos são usados para juntar peças pesadas como as vigas em questão, e também para juntar peças de metal com de madeira. Há versões menores que se afunilam na ponta e podem ser afixadas com chaves de fenda.

Para perfurar e ao utilizar parafusos sextavados e de atravessamento, é essencial fazer um buraco com diâmetro adequado ao parafuso. Caso contrário, as peças poderão escorregar e as tábuas não ficarão firmes.

De fato, poderá ser necessário martelar o parafuso no buraco para obter o encaixe adequado.

casa em madeira

Com esse artigo, você pode perceber que as vigas de madeira podem ser muito mais complexas do que você poderia imaginar! Desde a sua compra até o momento da instalação das vigas no seu telhado! O processo é complicado, envolve conhecimento e cálculos específicos que o seu projeto sai conforme o planejado.

Lembre-se de realizar a manutenção

Lembre-se de que realizar a manutenção da sua viga de madeira e da sua estrutura como um todo é fundamental ao longo dos anos de uso.

Principalmente se você residir em lugares com variaçẽos bruscas de temperaturas ou com tendências a pragas como cupins, que são os mais perigosos.

Existem no mercado excelentes profissionais que atingem grande excelência e que podem realizar a manutenção da sua estrutura de forma eficiente e acessível! Assim, se faz necessário pesquisar cuidadosamente antes de tomar a decisão em contratar um profissional da área de construções em madeira!

Se você se interessou por esse assunto e gostou desse artigo, comente aqui abaixo! Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Dúvidas ou sugestões sempre serão bem vindas!

E antes de você ir embora, nós preparamos uma planilha que faz o cálculo e o dimensionamento de treliças de madeira para cobertas de casas! Baixe agora a sua planilha!

Essa planilha irá te auxiliar nos cálculos dos seus projetos e construções em madeira! Clique no link abaixo e baixe agora a sua planilha de dimensionamento de treliças de madeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *