Tudo o que precisamos saber sobre um projeto luminotécnico

Pretende criar um projeto luminotécnico? Então que bom que você está aqui neste momento. A verdade é que você pode ser bastante criativo na criação do projeto, mas isso não significa que será uma tarefa fácil.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Sendo assim, é melhor darmos uma olhada nos tópicos a seguir, onde você verá algumas ideias para o bom andamento do seu projeto.

O que é um projeto luminotécnico?

A iluminação tem uma grande influência na atmosfera da sua casa. Um projeto luminotécnico ou um estudo de iluminação permite que você aproveite ao máximo sua casa. Forma a base de uma boa iluminação. 

Eles mostram, entre outras coisas, onde os pontos de luz e as luzes estão localizados. O resultado? Um plano com propostas concretas.

Você pode estabelecer um plano de iluminação para toda a sua casa. Mas também é possível obter conselhos de iluminação para um quarto individual. 

Você ainda precisa organizar seu jardim? Você pode até configurar um projeto de iluminação para iluminar o jardim.

E que tal contratar um especialista?

Você pode entrar em contato com um especialista na área de iluminação ou um designer de interiores para criar um projeto luminotécnico. Ele estabelecerá um de acordo com seu orçamento, seus gostos e seus desejos. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Eles terão prazer em participar do projeto desde o início. Converse com seu arquiteto ou instalador em um estágio inicial e deixe claro que você terá um projeto de iluminação elaborado. 

Com o plano e suas sugestões, você pode começar a trabalhar imediatamente e fazer as melhores escolhas para sua iluminação.

Projeto Luminotécnico: 60 Dicas, Tipos de Iluminação e Projetos

Com base no seu projeto de casa

Um projeto luminotécnico é feito a partir da planta da sua casa. Ajuda a determinar como a luz do dia entra em sua casa. Além de incluir as dimensões, o layout e a decoração também terão um papel importante. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Você já sabe como os móveis serão organizados? A funcionalidade da sala é importante para determinar pontos de conexão e iluminação. Não faz sentido fornecer um ponto de iluminação onde você planeja instalar um gabinete alto.

Com base no projeto da casa, o especialista combina funcionalidade e ambiente em cada quarto. Isso é feito dividindo a iluminação em quatro categorias:

  • Iluminação geral que ilumina a sala de maneira uniforme.
  • Iluminação indireta na forma de luminárias de parede sem radiação direta.
  • Iluminação acentuada destinada a iluminação que aprimora um efeito ou fornece luz adicional.
  • Iluminação decorativa, como candeeiros de mesa, tiras de LED etc. 

Para novas construções

Como parte de uma nova construção, você está na frente de uma página em branco em termos de iluminação, o que é mais fácil. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Apresente seus planos a um especialista para que os pontos de iluminação possam ser integrados durante o processo de construção.

Você já construiu e a iluminação já está presente? 

Em seguida, é possível elaborar um projeto luminotécnico com base na situação existente. 

De fato, a localização do ponto de luz não é essencial para o local em que sua lâmpada será realmente suspensa.  

Observe que, se você não planejou um ponto de luz na parede, uma luminária de parede não será mais possível. Um especialista pode lhe aconselhar de acordo com a situação e seus desejos.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

E em caso de reformas?

Você vai renovar e cortar os cabos? Um projeto luminotécnico é então possível com base nos pontos de iluminação e luminárias existentes. Uma certa quantidade de criatividade torna possível realizar muitas coisas. 

O especialista no assunto começará a trabalhar passo a passo. Ele entenderá a iluminação básica com uma boa harmonia entre luz direta e indireta. 

Ele então verá a iluminação ambiente que reproduz o contraste entre claro e escuro. Por fim, a iluminação funcional fornece luz direcional nos locais em que você deseja trabalhar.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Ele fornecerá mais conselhos sobre eficiência energética em projetos. Você ainda tem lâmpadas convencionais? Ele planejará substituí-las por iluminação LED. 

Você sabia que, para cada ponto de luz substituído por um LED, você economiza um bom dinheiro por ano?

As lâmpadas LED são mais caras, mas consomem menos e duram até 15 anos a mais do que uma lâmpada incandescente. 

Se você sabe que, em média, uma casa tem cerca de 40 pontos de luz, você pode economizar substituindo todas as suas lâmpadas por LEDs.

Conclusão

Fácil? Talvez nem tanto, mas o projeto luminotécnico se mostra essencial, e ter um especialista cuidando disso para você é a melhor opção. Sendo assim, não perca seu tempo e entre em contato agora mesmo. Tenho certeza de que o resultado será do seu agrado.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *