Treliça de madeira do Iphan João Pessoa

Treliça de Madeira e suas vantagens na Construção e Decoração

A treliça de madeira é um conjunto de peças simples e diferentes que garantem o suporte de toda a carga da coberta de um ambiente e a distribui para apoios laterais.

A treliça de madeira também pode ser aqueles itens capazes de renovar o estilo do ambiente, e o mais legal é que existem inúmeras formas de como fazer treliça de madeira e elas podem ser usadas tanto na área externa como em jardins, por exemplo, quanto dentro de casa como treliça de madeira para divisória.

Forças externas e reações consideram-se, de forma simplificada, aplicadas nesses mesmos nós. As forças resultantes nos vários elementos das estruturas são de tração ou compressão devido ao fato de todas as articulações serem tratadas como rotuladas e pelas forças externas e reações serem aplicadas nos nós.

Se você quer saber como usar as treliças de madeira para renovar a sua decoração ou mesmo está atrás de inspiração de como fazer treliça de madeira, você veio ao lugar certo! Separamos várias dicas sobre as treliças de madeira. Então, confira esse artigo até o final para não perder nenhuma informação!

treliça de madeira em madeira pinus

Treliça de madeira em telhados 

Se um edifício tiver um espaço ou treliças não decorativas que suportam o telhado ou pisos adicionais do edifício, os suprimentos de treliça de madeira podem ser puramente decorativos.

Esta é uma aplicação menos exigente e pode permitir o uso de materiais com menos resistência, formas mais decorativas, membros menores, menos elementos de fixação, dentre outros.

Devido à sua composição física, todas as treliças de madeira são pelo menos ligeiramente estruturais. A certificação de engenharia de uma treliça decorativa pode ser necessária, mas normalmente não é uma obrigatoriedade. Se as treliças de madeira forem integradas ao suporte do telhado ou da estrutura sobreposta, as treliças também serão estruturais.

As treliças podem fornecer suporte direto do telhado via roldanas ou as treliças podem suportar uma viga de cume na qual as vigas e outros componentes do telhado estão ancorados.

Vantagens da treliça de madeira para a decoração

Podemos encontrar no mercado diversos tipos de treliças de madeira.

O item se tornou uma peça muito versátil, garantindo inúmeras vantagens para a decoração do lar, uma dessas principais vantagens está nas treliças de madeira poderem ser usadas tanto interna quanto externamente. 

treliça de madeira para decoração

Além disso, a treliça de madeira com pode servir também como base para fazer um jardim vertical! Já a treliça de madeira para divisória ajuda a delimitar espaço e aumentar a privacidade, também podemos usar tipos de treliças de madeira como um biombo para esconder algum cantinho indesejado. Enfim, a dica é pensar em quais são suas necessidades e escolher tipos de treliças de madeira que você mais possa se identificar e aplicar no seu dia a dia. 

Treliças de madeira para jardim

O jardim é um dos ambientes mais comuns onde se usam mais as treliças de madeira. É no jardim que fica tanto na frente da casa quanto no quintal.

A treliça de madeira para jardim pode criar um acabamento bonito no ambiente externo, além disso, a treliça de madeira para jardim muitas vezes é usada como solução para apoiar plantas como a trepadeira, por exemplo.

Para quem tem um jardim maior, a treliça de madeira para divisória é uma excelente escolha, afinal, esse modelo de treliça de madeira para jardim consegue criar um ambiente de descontração, como se fosse um lounge, ma se você preferir, a treliça de madeira com vasos pode ajudar na criação de um charmoso jardim vertical.

Uma dica muito importante para quem pensa em usar treliça de madeira para jardim é pensar que esse item ficará exposto ao sol, chuva e vento, e para que a madeira não estrague é muito importante que ela tenha passado por um tratamento adequado, como ser pintada com tinta marítima, por exemplo.

Estruturas para jardins verticais

Também muito utilizada em decoração e em jardins, a treliça de madeira também pode ser utilizada para a fabricação de estruturas para vasos! Principalmente para a área externa em um jardim vertical.

Assim, é importante lembrar que o jardim vertical também pode ser feito em áreas internas como varanda, sala e hall de entrada.

 estruturas para jardins verticais

As treliças de madeira com vasos pode ser fixadas na parede!

Sendo que a grande vantagem de investir nesse item para decorar o ambiente é que ele muda rapidamente o visual e leva um toque leve de natureza para o cômodo. Além disso, para quem mora em um apartamento pequeno e sonha em ter um jardim, a treliça de madeira com vasos funciona como uma excelente opção!

Além do jardim vertical, a treliça de madeira para varanda pode funcionar simplesmente como um toque decorativo na parede, ou se preferir, uma das formas de como fazer treliça de madeira é inserir alguns nichos ou pequenas prateleiras nela que podem servir de apoio para livros, pequenos vasos de plantas e objetos decorativos.

Outra dica para decoração com treliça de madeira para varanda é usá-la como divisória, principalmente para apartamentos que tem que a sala, cozinha ou área de serviço interligadas à varanda, fica charmoso e é uma ótima opção solução para separar os ambientes sem perder a claridade e ventilação.

A treliça de madeira para divisória pode ser usada em praticamente todos os ambientes da casa, como para separar o hall de entrada da sala de estar, cozinha com a lavanderia, varanda com jardim, enfim, você deve usar a sua criatividade e usar esse item de maneira prática e funcional.

 PRINCIPAIS TIPOS DE TRELIÇAS DE MADEIRA 

TRELIÇA HOWE DE MADEIRA OU TRELIÇA PLANA 

 A ponte de treliça Howe é semelhante ao desenho de Pratt com apenas algumas diferenças. Em vez do feixe diagonal inclinada para baixo para o feixe vertical, o feixe diagonal para cima das pistas.

Assim que chegar ao meio da ponte, as vigas diagonais faça uma forma de “V” de cabeça para baixo.  As treliças Howe, são estruturas treliçadas que possuem a função de sustentar as telhas e seu vigamento de apoio. Os principais elementos que compõe a treliça são: banzo superior e inferior, montantes e diagonais. São formadas por barras retas e os nós e são consideradas conexões ideais e todas as ações são aplicadas aos nós, para que apenas forças normais possam ser obtidas. 

A TRELIÇA PRATT

Uma estrutura de treliça Pratt utiliza vigas diagonais e verticais, sendo que cada feixe diagonal das pistas no sentido descendente em direção ao meio do projeto.

O feixe descendente anexa um feixe vertical, fazendo uma forma de “Z” para os lados ao longo do comprimento da estrutura. Uma vez que a estrutura encontra-se no meio, faz mais de uma forma de “V”. Estas pontes de treliça não abrangem mais de 250 metros. A maioria das pontes ferroviárias início teve o design de Pratt.

A TRELIÇA WARREN

As estruturas de treliças Warren só utilizam vigas diagonais, as vigas diagonais fazem uma forma de “V” ao longo de toda a extensão da ponte. Ao longo do vão da ponte, uma peça diagonal vai para baixo e anexo um feixe diagonal no sentido ascendente. Uma estrutura de treliça Warren é um dos projetos de ponte mais fácil de construir e possui um ótimo custo benefício. 

Treliça de madeira do tipo warren

TRELIÇA ISOSTÁTICA

O sistema rígido mais simples de treliças é constituído por três barras articuladas entre si. Se cada nó for agregado ao sistema por intermédio de apenas duas barras obtém-se um sistema rígido, por isso invariante e estaticamente determinado. Uma treliça formada deste modo é designada por treliça simples e é isostática.

TRELIÇA TESOURA

Dentre outros tipos de treliça de madeira, as armações do tipo tesoura correspondem ao sistema de vigas estruturais treliçadas.

Elas são estruturas isostáticas que são executadas com barras situadas num plano e ligadas umas às outras em suas extremidades por articulações denominadas de nós, em forma de triângulos interligados e constituindo uma cadeia rija, apoiada nas extremidades.

Os aspectos estruturais são definidos pelas necessidades arquitetônicas do projeto e das dimensões da estrutura requerida. 

TRELIÇA DE MADEIRA PARA TELHADOS 

Um tipo de telhado a se considerar é o de treliça de madeira, que é resistente e pode durar por um longo período.

Um telhado de treliça de madeira é projetado para suportar o teto de uma estrutura, ele possui um vigamento rígido, geralmente feito de vigas de madeira, embora alguns sejam feitos de aço. Você pode ver essas treliças em casas de fazendas, celeiros e algumas empresas. Sua durabilidade contribui para uma estrutura forte.

Treliça de madeira para telhados

Os telhados de treliça de madeira é construído com as vigas na forma de um “A” sobrepondo uma viga de fundo. As vigas que vão do topo para o fundo adicionam suporte à ela. As treliças são em forma de um grande e de um pequeno A e são firmadas por suportes, geralmente de metal, para adicionar maior resistência. Cada treliça é feita até que haja a quantidade suficiente para construir o telhado.

O tamanho da treliça dependerá do tamanho da construção. Considere a inclinação de sua treliça e de sua armação. Quanto mais estreito for o edifício, mais armação ele precisará. Use uma madeira firme, que dure mais tempo e verifique se há espaçamento adequado entre as treliças, para evitar problemas futuros. Um telhado de treliça de madeira possui vários benefícios. Ele não enferruja e pode ser tratado para resistir a cupins e à erosão causada pelo tempo e pelo uso, eles são fortes e podem durar por toda a vida. Como é mais fácil de ser isolado, um telhado de treliça de madeira reduzirá sua conta de luz.

A treliça Belga

A treliça tipo belga caracteriza-se por não possuir barras verticais. Isso faz com que não haja uma barra representando o centro de simetria da treliça. Além de gerar uma economia de matéria prima pela diminuição de barras, esse tipo de configuração exige tração de um maior número de peças.

A treliça belga gera economia também na quantidade de madeira utilizada nas juntas, isso devido a possuir um menor número de “nós” ou ligações que as demais configurações de treliças. Este modelo permite um melhor aproveitamento do interior da treliça, já que não possui o pendural central.

TRELIÇAS DE MADEIRA: DIVERSAS UTILIDADES

As treliças de madeira são amplamente utilizadas em residências unifamiliares e multifamiliares, institucionais, agrícolas e em construções comerciais.

Elas possuem altas resistência e em comparação, o peso é mais leve que outros modelos. Além disso, as treliças de madeira oferecem maior flexibilidade na planta layouts. Elas podem ser projetadas em quase qualquer forma ou tamanho, restrito apenas pela fabricação de recursos, limitações de remessa e considerações de manuseio.

As treliças de madeira possuem um menor custo para os materiais, no entanto é importante que  você tenha tempo e mão de obra qualificada necessária. São bonitas em seu revestimento e adequadas para tetos inclinados, paredes angulares ou arredondadas. 

As treliças de madeira além de possuir um menor custo total, são mais rápidas para instalar, requer ferramentas comuns e são de fácil instalação. Não precisam necessariamente de uma mão de obra qualificada, além disso é um produto projetado estrategicamente pela engenharia.

De material leve e rígido, a instalação é fácil e rápida. Pode ser um dos preferidos sob luz comercial ou industrial e de configurações para classificação de incêndio. Assim, é possível afirmar que as treliças de madeira podem ser utilizadas para diversas finalidades, dentre elas estruturas para casas e telhados e para os mais variados fins decorativos. Se você gostou deste artigo ou ficou com alguma dúvida sobre as treliças de madeira, deixe aqui o seu comentário! Queremos muito saber a sua opinião! Além disso, preparamos uma surpresa para você!

Clicando no link abaixo, você encontra uma planilha completa, que faz o cálculo e o dimensionamento de treliças de madeira para cobertas de casas!

Baixe agora mesmo a sua planilha! Ela irá facilitar muito os seus projetos e construções de treliças em em madeira! Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *