telhado de madeira

Telhado de Madeira – O essencial Que Você Precisa Saber

Há algo de atemporal em um telhado com telhas de madeira, de casas de estilo europeu a casas coloniais históricas, diferentes tipos de telhas de madeira podem dar profundidade ao telhado e uma textura dinâmica. Quando se trata de escolher o tipo certo de telha de madeira para sua casa, lembre-se de buscar por durabilidade e estilo. Afinal, este é um grande investimento e sua escolha permanecerá nas próximas décadas, se o material utilizado for bom, é claro!

Tipos de madeira

O tipo de madeira que você escolher para o seu telhado terá um impacto dramático na obra da sua casa. Dê uma olhada nos tipos mais comuns de telhas de madeira:

Cedro Vermelho ou Acaiá: O cedro tem um dos olhares (e cheiros) mais exclusivos do que qualquer outra madeira. Se você deseja que seu telhado tenha um tom quente, essa madeira é uma boa escolha. No entanto, sua cor de destaque geralmente fica melhor em casas de tijolos brancos ou multicores.

Carvalho branco ou alvo: o carvalho branco possui uma cor clara e fácil de manchar. Esta madeira é resistente à podridão, tornando-a uma ótima opção de material de cobertura.

Cipreste: Está madeira possui padrões únicos que se mostram bem com manchas e também é resistente à podridão.

Carvalho Vermelho: Apesar do nome, o carvalho vermelho é na verdade uma cor mais clara. Graças à sua natureza durável, é uma escolha comum para armários e pisos de madeira.

Tamanho, forma e acabamento

Depois de escolher o tipo de madeira, é hora de considerar outros fatores estilísticos. Comece pensando em qual tamanho e forma você deseja. Como a madeira é um material orgânico, cada telha varia em espessura, mas isso só contribui para a aparência única da construção. No entanto, a maioria dos fabricantes lixa e enverniza as telhas de madeira para criar uma aparência mais uniforme.

Adicionar um acabamento ao seu telhado é o passo final. Escolher um acabamento mais escuro pode fornecer uma aparência clássica, mas um acabamento mais claro pode fazer um bom contraste com uma cor de tinta mais escura. O tipo de mancha que você escolhe afeta mais do que apenas a cor do seu telhado. Escolha um acabamento que possua retardadores de chama para preservativos químicos e de segurança para impedir a podridão.

Manutenção de telha de madeira

Talvez surpreendentemente, as telhas de madeira podem durar décadas sem sucumbir aos fatores ambientais e ao mofo ou ao bolor. Se você cuidar adequadamente do seu telhado de telha de madeira, ele pode durar de 30 a 40 anos. No entanto, essa longevidade requer manutenção.

Você precisará contratar um empreiteiro para aplicar um conservante de madeira penetrante no telhado a cada cinco anos. Você também deve pedir ao contratado que limpe suas calhas duas vezes por ano e limpe profundamente seu telhado a cada dois anos.

A estrutura que sustenta os telhados de madeira pode utilizar diferentes materiais, como por exemplo madeira, metal e concreto. Os telhados de madeira com estrutura armada, que são mais comuns em casa, oferecem boas opções, desde as mais rústicas de toras brutas até as estruturas mais sofisticadas como a madeira laminada colada. A madeira também é mais utilizada em projetos em que a estrutura ficará aparente.

Com a alta dos preços, espécies de reflorestamento se tornaram boas alternativas às madeiras nobres. É sempre bom lembrar que a madeira é um produto suscetível à deterioração e por isso, convém informar-se sobre questões como extração, secagem, tratamento, manutenção e até mesmo na climatização. Há até mesmo espécies de madeiras específicas mais indicadas para estruturas leves ou para estruturas pesadas. As madeiras também podem ser de diferentes tipos: as nativas, extraídas principalmente da região amazônica; as reflorestadas, como o pinus e o eucalipto; e as laminadas, que se forem de boa qualidade, podem ter uma capacidade estrutural maior do que a madeira maciça.

manutenção de telha de madeira

Como fazer estrutura de madeira para forro de PVC

Os forros de teto são acabamentos que facilitam a instalação elétrica e a iluminação dos ambientes, além de fornecerem conforto térmico e acústico aos cômodos da residência. Por isso é muito importante planejar o tipo de forro mais adequado para a sua casa durante uma reforma ou construção. Neste artigo, nós vamos te ensinar de forma fácil, como fazer uma estrutura de a para forro de PVC:

Porque usar o forro de PVC

O forro de PVC é ideal para ambientes úmidos, mas pode ser instalado em todos os cômodos da casa, pois ele é fácil de instalar e é resistente tanto em climas quentes e secos como em locais mais úmidos e frios. Além disso, é um material que não deforma com facilidade e está imune ao ataque de pragas como cupins, não precisa de acabamento com tinta ou verniz e a relação custo-benefício é muito boa!

Você pode encontrar disponíveis no mercado forros de PVC, madeiras com acabamento liso ou frisado, lâminas largas ou estreitas, produtos rígidos ou flexíveis e que podem ser adquiridos com o tamanho e a quantidade exatas para a instalação no seu imóvel. Além das lâminas propriamente ditas, você precisará que adquirir alguns acessórios como cantoneiras que servem de apoio às lâminas, emendas que devem ser utilizadas quando existirem desníveis e outras peças que servem de suporte e acabamento.

Caso você não abra mão do acabamento amadeirado no forro, saiba que existem lâminas de PVC com cores e padronagens que simulam tanto a madeira clara quanto a madeira escura. E com relação à iluminação, o forro de PVC é tão versátil que permite tranquilamente a instalação de luminárias embutidas.

O que é necessário para a instalação

Os materiais necessários para a instalação da estrutura de madeira em forro de PVC, você precisará fundamentalmente de uma estrutura de madeira, de lâminas de PVC na cor e textura que você achar adequada, réguas de acabamento para serem usadas como moldura, cantoneiras usadas para juntar as réguas de acabamento nos cantos da parede.

Pregos e parafusos, cabos de aço e grampos para cabo de aço são fundamentais. Assim, será preciso fixar as lâminas de PVC na estrutura de madeira e portanto, para isso, utilize pregos. Para finalizar e encaixar a última lâmina, verifique bem o acabamento. Coloque primeiro uma das pontas na régua de acabamento e empurre até o fim.

Necessidades-para-telhado-de-madeira

Qual telhado fica mais barato de madeira ou de ferro?

Acredite, telhados com estrutura metálica, embora na maioria das vezes, possam ser mais caros, pode ser um investimento interessante a longo prazo. No entanto, o telhado de madeira, embora muitas vezes, possa ser mais suscetível a pragas como cupins e as variações de temperatura.

Telhados de estruturas em madeira, custam geralmente bem menos do que telhados de estrutura metálica, no entanto, precisam de um cuidado especial visto que são mais suscetíveis. Lembre-se que existem diversos tipos de madeira, e você poderá escolher entre madeiras mais resistentes. 

Assim como a madeira, o metal precisa de tratamento, mas no caso, contra ferrugem e também ele precisa ser bem dimensionado, porque ele pode vir a ceder.

O preço da madeira pode variar muito, dependendo da qualidade que ela possui. Seu telhado pode custar caríssimo ou não tão caro. Uma madeira pode custar muito dinheiro e deve ser comprada de forma sustentável. Já um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado, fácil de se encontrar e que ainda pode ser reciclado. Em uma obra, a estrutura do telhado de ferro será mais barata que a estrutura do telhado de madeira.

Uma viga de madeira por exemplo, exige que uma árvore grande e específica seja cortada e é preciso esperar que esta árvore cresça, com o ferro isso não acontece, ele é fabricado. Por isso que uma madeira boa, de qualidade e devidamente sustentável pode ser mais cara. 

Madeira ou aço

As vantagens da madeira em relação ao aço são o custo menor com a instalação, peso menor, facilidade de manuseio. No entanto, são aspectos negativos a possibilidade de aparecimento de cupins, apodrecimento (que pode ser acelerado pelo excesso de umidade: um vazamento no telhado, por exemplo) e maior dilatação ou contração.

A madeira continua sendo amplamente utilizada em estruturas para telhado. Mas principalmente a facilidade de montagem e a durabilidade do metal fazem com que muitos construtores escolham o material para novas obras. O preço ainda é fator decisivo. Uma madeira comum normalmente custa menos que o aço, mas se for uma madeira de lei (mais resistente) e tratada, pode ter uma alta durabilidade.

Porque escolher a madeira ao invés de outros materiais?

Existem prós e contras do uso da madeira e é isso que vamos te mostrar agora. Muitos preferem madeira, mas se preocupam com arranhões e água e principalmente pelo alto custo de manutenção.

1. A madeira é o material preferido da maioria das pessoas 

A madeira é um material sólido, que provém dos troncos e ramos das árvores, muito utilizado para construções. É natural e atemporal. É um material lindo e tem uma variação natural. A madeira é tradicional e contemporânea e o revestimento de madeira é universal e nunca sai de moda.

2. A madeira aumenta o valor da sua casa

Sem dúvida, a madeira de lei melhora muito o valor da sua casa. É um investimento que pode aumentar seu imposto sobre vendas e mais tarde seu imposto sobre os ganhos de capital, porém o aspecto rústico e peculiar da madeira o ajudará a vender sua casa mais rapidamente no futuro e por um preço mais alto. 

3. Pode durar mais de 100 anos

Sim, uma boa madeira sólida pode durar pelas gerações vindouras. Esse é outro motivo pelo qual a madeira é tão desejada pelas pessoas. Embora as preferências de cores possam ir e vir, o refinamento de pisos de madeira, por exemplo, é uma ótima maneira de acompanhar as tendências.

4. Sim, a madeira é mais confortável para os seus pés

A madeira é mais confortável em seus pés. Isso é especialmente perceptível nas cozinhas em que você costuma passar mais tempo. O piso de ladrilho cansa mais rápido tanto os seus pés, quando suas costas e consequentemente todo o seu corpo se cansam.

Observação: a madeira também é mais aceitável para os pés do seu animal de estimação e é mais confortável para eles se deitarem. (é claro que as almofadas para animais de estimação também podem tornar as coisas mais confortáveis ​​para o seu amigo peludo, independentemente se você tem madeira ou ladrilhos.

 madeira para o conforto dos pés

5. Mais quente e confortável para climas gelados

A madeira também é muito mais quente em seus pés em relação às pranchas de azulejo. Isto é especialmente notável em climas mais frios e especialmente no inverno. O ladrilho conduz melhor o calor, por isso conduz o calor diretamente dos seus pés, já com madeira, o seu quarto ficará mais quente nos dias mais frios e seus animais de estimação também se sentirão mais confortáveis.

6. O revestimento de madeira pode fazer a sua casa parecer maior 

Sim, se você utilizar a mesma madeira para o revestimento interno e externo da sua casa, ela terá a impressão de ser maior com a madeira. Portanto, se você estiver pensando em substituir o piso da sua cozinha ou porta de entrada, a madeira de lei aqui geralmente corresponderá à madeira que você tem nas outras áreas da casa (por exemplo, sala de estar, sala de jantar, degraus, quartos).

A madeira é um excelente material para a construção da sua casa e principalmente para o telhado da mesma. Telhado de madeira nunca saem de moda e são na maioria das vezes, muito mais baratos que os outros modelos. Independente do modelo do seu telhado de madeira, um telhado bem construído exige um projeto bem feito!

Deixe aqui o seu comentário! Queremos muito saber a sua opinião ou a sua dúvida! Deixamos também, no link abaixo uma planilha que faz o cálculo e o dimensionamento de treliças de madeira para cobertas de casas! Ela irá facilitar muito os seus projetos! Baixe agora a sua planilha e facilite ainda mais as suas construções de madeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *