Software de cálculo luminotécnico: qual escolher?

Se você precisa fazer um cálculo luminotécnico, pode ser que queira saber qual o melhor software para realizar este serviço. Por isso, vamos ver a seguir algumas informações relevantes para que você possa conhecer e escolher o melhor programa para usar,

O cálculo luminotécnico: precisamos entender sobre o assunto!

Os profissionais concordam que realizar cálculo luminotécnico manualmente é de fato impossível: a luz que atinge uma superfície, na verdade, não depende apenas da lâmpada colocada acima dela, mas é a soma de todos os fótons emitidos por todos os corpos de iluminação e depois refletido por todos os materiais encontrados em um ambiente.

Para calcular corretamente o valor da iluminação de uma superfície, é necessário saber como o ambiente é produzido, de que material e de que cor são feitas as paredes, móveis, teto e piso.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

De fato, existe a possibilidade de iluminar uma sala exclusivamente com luz indireta, ou com luz projetada apenas no teto ou nas paredes que então refletidas caem sobre nossa superfície de cálculo: esse tipo de cálculo manualmente é impreciso demais para ser aceitável na linha de design.

Existem softwares de cálculo que permitem estudar o comportamento da luz simulando, na realidade virtual, todas as superfícies com capacidade de refletir luz e, acima de tudo, a característica de emissão das lâmpadas escolhidas.

Existem vários programas, mesmo distribuídos gratuitamente, que permitem fazer esse cálculo de maneira rápida e eficaz.

Como obter informações e entendê-las

Para trocar informações sobre lâmpadas, é feita referência a um padrão internacional, supervisionado pela IESNA (Sociedade de Engenharia de Iluminação da América do Norte).

Os dados relativos à quantidade de luz emitida em diferentes direções são colocados em um código alfanumérico de um arquivo com a extensão .IES, legível através dos programas mencionados.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Este arquivo, aplicado a uma lâmpada virtual no software, permite simular a iluminação produzida pela luminária e avaliar objetiva e efetivamente sua compatibilidade com as necessidades do projeto.

O formato Eulumdat também é generalizado, cada arquivo .LDT inclui a curva de distribuição da luz e o tamanho do sólido que representa o corpo da iluminação.

Considerando a simplicidade e o tamanho mínimo dos arquivos eulumdat, nos programas de cálculo luminotécnico só podem ter a aparência de um paralelepípedo ou de um cilindro.

Software de iluminação: uma visão geral do software

Aqui está uma visão geral de softwares cálculo luminotécnico que permite aos designers simular a realidade física do local, relacionando-o às características da luz irradiada pelo corpo luminoso.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

1. Relux

O Relux é um programa 100% gratuito que pode calcular a iluminação natural e artificial, mesmo simultaneamente. É uma aplicação que permite simular luz artificial e natural de forma intuitiva.

Ele fornece um conjunto de ferramentas eficientes para todos os diferentes tipos de projetos, grandes e pequenos: ajuda a calcular valores absolutos, levando em consideração normas nacionais e padrões internacionais.

O aplicativo está disponível gratuitamente, graças ao apoio de vários parceiros no setor de iluminação e é compatível com os sistemas CAD e BIM.

Module Litecalc - Litestar 4D Suite - OxyTech

2. Litestar

O Litestar 4D é um interessante programa luminotécnico pago e gratuito que permite prosseguir com o processamento de fotometrias de luminárias e lâmpadas.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Os recursos do software:

  • poderosas ferramentas de design, cálculo e renderização
  • um banco de dados “aberto”
  • recursos avançados de pesquisa de produtos.

Conheça também o Litestar 4D Photoview: é um programa interessante para o processamento de fotometrias de luminárias e lâmpadas, permite integrar várias funções de exibição e impressão para gráficos e tabelas, importar dados de goniofotômetros, exportar/importar dados fotométricos em formatos padrão, para converter fotometrias de um sistema de medição para outro.

3. DIALux

DIALux

O DIALux é um programa de cálculo luminotécnico que também é 100% gratuito que permite criar projetos luminotécnicos profissionais, instalar vários plug-ins fornecidos pelas diferentes marcas de fabricantes para enriquecer o arquivo fotométrico, calcular e exibir salas, prédios e pisos.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Graças a esse software, todo designer pode realizar uma análise quantitativa de um projeto de maneira simples e rápida; além disso, o formato de dados ULD para os dispositivos facilita a visualização tridimensional. 

Dessa maneira, a visualização qualitativa é garantida.

Software de cálculo luminotécnico: qual escolher?

Depois de ter feito uma visão geral dos principais softwares de cálculo luminotécnico, podemos concluir que todos esses programas permitem que cada projetista otimize a relação entre resultado técnico e gráfico.

A facilidade de uso e a personalização do conjunto de ferramentas disponíveis variam de software para software e são os fatores distintos que permitem a cada usuário implementar o programa de cálculo de iluminação adequado para eles. É um bom conselho sempre ler as Resenhas e Opiniões daqueles que usam o software para fins profissionais, antes de prosseguir com a compra ou instalação do seu software de cálculo luminotécnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *