Será que o projeto luminotécnico é tão importante assim?

A resposta a essa pergunta pode ser surpreendente para você. Mas desde já, eu adiando que sim, o projeto luminotécnico tem grande importância no desenvolvimento de uma casa, um edifício ou até mesmo o ambiente de um evento.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Para entender melhor, vamos dar uma olhada no texto a seguir, que vai trazer para você detalhes essenciais para entender o assunto e poder desenvolver nosso projeto.

Projeto luminotécnico é tão importante assim?

A iluminação representa um item importante de despesa para empresas terciárias e industriais. No entanto, uma iluminação eficiente adaptada às necessidades reais permitiria uma economia significativa de energia. 

De fato, controlar a energia consumida envolve necessariamente estudos de iluminação, etapas essenciais em um projeto luminotécnico.

E, no entanto, muitas vezes são esquecidos, o que pode causar um erro absurdo na quantidade de luzes um ambiente e, portanto, um certo prejuízo nos gastos finais. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Para evitar isso, sistemas de iluminação (luzes, fonte de alimentação etc.), sistemas de gerenciamento e regulação de energia devem ser otimizados conforme necessário.

Iluminação, um elemento essencial para edifícios e casas

Seja para um edifício terciário, industrial ou residencial, a iluminação desempenha um papel essencial na vida cotidiana: contribui para o conforto das pessoas, a produtividade do funcionário, o desempenho aprimorado e a segurança dos demais. 

Sem mencionar que também possibilita aprimorar os espaços e a arquitetura do local.

Essa dimensão está se tornando cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito às expectativas dos clientes que mudaram enormemente nos últimos anos. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Os ambientes de trabalho (escritórios, oficinas, armazéns etc.) e residenciais devem tornar-se melhor para as necessidades dos usuários finais.

O que é um projeto luminotécnico?

É o processo de concepção e desenho de sistemas de iluminação (com luz artificial, natural ou mista, artificial-natural) para uso doméstico, industrial ou comercial.

Baseia-se nas noções básicas de tecnologia de iluminação e, dependendo do caso, arquitetura, óptica e Colorimetria.

Está em constante evolução graças a inovações tecnológicas constantemente atualizadas; pesquisas no setor nos últimos anos visam principalmente produzir novas aplicações de iluminação artificial automatizada ou semiautomatizada.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Nasceu das necessidades específicas do projeto de iluminação de áreas industriais e de locais de trabalho, além de acompanhar os primeiros estudos de ergonomia do local de trabalho.

Hoje também inclui estudos sobre iluminação urbana, particularmente úteis para fins de segurança social e contenção do consumo de eletricidade, e estudos sobre o uso espetacular da luz, como o uso em instalações urbanas, performances, eventos, shows etc.

Led Aqui - Dicas iluminação led, Como instalar Led, Info Led ...

Projeto luminotécnico: quais são os benefícios?

Um estudo de iluminação permite:

  • Em tamanho o número de luminárias necessárias, a distância ideal entre as duas partes e, portanto, para instalar luminárias é precisamente útil;
  • Orientar a escolha do equipamento, técnicas de iluminação (fontes, luzes, regulação etc.) para reduzir o consumo;
  • Otimizar o desempenho das instalações (em conformidade com regulamentos, códigos de mão de obra);
  • Calcular o custo total da iluminação e economizar na iluminação (custo do investimento inicial, instalação, energia, manutenção, cálculo da depreciação, consumo teórico de instalação, contribuição para a eficiência energética etc.);
  • Garantir a acessibilidade de lâmpadas e luminárias para manutenção;
  • Planejar a manutenção de equipamentos e produtos elétricos;
  • Otimizar o desempenho energético (iluminação natural/artificial, sistemas de gerenciamento etc.);

A iluminação decorativa também pode ser inclusive para obter uma imagem verdadeiramente global. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Um estudo de iluminação torna possível a instalação correta e com o número certo de luminárias, mantendo a renderização de luz mais homogênea possível.

Como realizar um projeto luminotécnico?

Como os desafios e as restrições de cada projeto de iluminação são diferentes, apenas um profissional experiente poderá otimizar seus sistemas de iluminação de acordo com suas necessidades.

De fato, é essencial ter um conhecimento perfeito das instalações e do tipo de trabalho a ser realizado para realizar uma auditoria adequada e definir com precisão os produtos de iluminação a serem solicitados.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Durante esta fase, muitos pontos devem ser levados em consideração: nível de iluminação, distribuição homogênea de brilho, gerenciamento de reflexões, renderização de cores, luz natural, ambiente de iluminação, gerenciamento de consumo de energia, controle de luz deslumbrante, ângulo de incidência etc. Como parte de uma construção, o projeto luminotécnico natural deve ser realizado o mais cedo possível do projeto para orientar as escolhas construtivas. Ele deve ser atualizado durante todo o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *