Projeto luminotécnico: Como iluminar cada ambiente

A escolha de iluminação adequada para nossas casas, feita sob medida para cada ambiente específico, é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar as qualidades positivas de um espaço e ocultar quaisquer defeitos. Para isso, é necessário um projeto luminotécnico.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Veja a seguir alguns detalhes importantes para quem pretende fazer seu projeto, com base nas áreas individuais levadas em consideração.

Para começar o projeto luminotécnico: entradas e corredores

São lugares que quase sempre têm dimensões pequenas, dificilmente recebem luz natural direta, a função da luz nesses ambientes é acolher as pessoas com segurança, portanto, não é necessário ter iluminação excessiva enquanto difundida.

Para uma iluminação correta das entradas, são necessários pelo menos 150 lux (unidade de medida para iluminação). O ideal são holofotes ou apliques com lâmpadas de halogênio.

Salas de estar

Elas são as mais populares e geralmente utilizadas para diferentes fins, como: entretenimento, leituras ou escritas, música ou TV; portanto, a iluminação desse lugar é muito condicionada pelo mobiliário e sua função.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

As fontes de iluminação devem ser de natureza diferente, dependendo da atividade que ocorre lá e, acima de tudo, é aconselhável configurar interruptores diferentes.

Na presença de áreas de leitura ou mesas, a luz deve vir de cima e são necessários de 200 a 750 lux para a iluminação correta.

Em áreas de relaxamento, por outro lado, são preferíveis luminárias que projetam feixes de luz em pequena parte nas superfícies horizontais (mesas) e em grande parte em direção às paredes e ao teto.

Assim, a iluminação predominantemente indireta cria uma atmosfera relaxante. De qualquer forma, a sala de estar jamais deve ser deixada de lado quando se trata de um projeto luminotécnico.

Iluminação na cozinha

A cozinha é um local usado em diferentes momentos do dia. Como iluminação primária, é geralmente preferível colocar a luminária no centro da cozinha para difundir uma luz homogênea por toda a área.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Você pode escolher uma luz brilhante como a de baixa tensão alógena, mas isso por si só não é suficiente porque muitas vezes os móveis e as unidades de parede permanecem mal iluminados ou até escuros.

Ao usar lâmpadas fluorescentes ou holofotes de halogênio, é possível iluminar as unidades de parede e os fogões, permitindo maior visibilidade.

O exaustor acima do fogão deve estar equipado com iluminação própria.

Para a mesa, é aconselhável ter um aparelho sobreposto, melhor se ajustável em altura, para criar a atmosfera de convívio correta e uma atmosfera de relaxamento.

Iluminação nos banheiros

O banheiro é o ambiente da casa em que revelamos todas as pequenas falhas; portanto, um brilho difuso nos permite manter tudo sob controle.

Também precisamos de fontes de luz localizadas e de baixa potência para a área da banheira e chuveiro; luzes nítidas e intensas devem envolver o espelho.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Os níveis úteis de iluminação estão entre 300 e 700 Lux, mas a reprodução das cores das lâmpadas deve ser cuidadosamente avaliada para que a visão das cores não seja alterada.

Portanto, use lâmpadas de halogênio de baixa potência, lâmpadas de opala ou tubos fluorescentes com alta reprodução de cores.

O trabalho no sistema elétrico deve sempre ser confiado a um instalador-eletricista que saiba que as regras de segurança devem ser respeitadas.

Iluminação de quartos

Os quartos não são apenas o lugar onde você pode relaxar, eles também são áreas onde você se veste, lê, assiste TV ou simplesmente é usado para tirar um cochilo.

Eles exigem iluminação principal, fornecida por uma luz de teto que fornece um efeito de luz difuso e iluminação localizada para as diferentes subáreas.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Uma luz ajustável, um aplique ou um holofote equipado com uma lâmpada de halogênio de voltagem muito baixa ou uma luminária de chão, são a solução ideal se você quiser ler na cama e criar uma atmosfera relaxante e não incomodar quem dorme ao lado dela.

Recomenda-se que os interruptores sejam equipados com um dimmerde maneira a regular a intensidade da luz.

Lâmpadas com refletor montado em holofotes, tubos de néon ou a instalação de micro interruptores (pequenos interruptores) são particularmente adequadas dentro dos armários e permitem localizar rapidamente a peça de vestuário desejada.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Nesta área, é necessário preparar uma iluminação média de 200 lux.

Conclusão

Tendo em mente esses detalhes, você pode começar a desenvolver o projeto luminotécnico. Sendo assim, não deixe passar essas informações, e usá-las conforme o necessário. Isso aumentará as chances de sucesso e lhe dará um resultado bastante agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *