Projeto arquitetônico e cálculo luminotécnico: qual a relação entre eles?

O cálculo luminotécnico tem grande importância em um projeto arquitetônico, mas isso é pouco discutido atualmente, o que pode acabar trazendo certos prejuízos no resultado do projeto.

Sendo assim, vamos ver agora mesmo qual a relação entre as duas áreas e como um pode influenciar o outro.

Cálculo luminotécnico

O cálculo correto dos valores de iluminação de uma superfície não pode ser feito simplesmente conhecendo o tipo de lâmpada que emite a luz.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Também depende de outros fatores que contribuem para a verdadeira iluminação de um ambiente. Entre eles, são importantes os materiais, as cores das paredes, o teto, o piso e os móveis, que capturam os reflexos da luz.

Como sabemos, a luz pode iluminar uma sala também indiretamente, ou seja, com projeção na parede ou no teto. 

É muito difícil poder fazer esse tipo de cálculo manualmente, mas hoje existem softwares projetados para essa função que são muito precisos. 

Esses programas, por meio de simulações, conseguem realizar o cálculo rapidamente e tem alguns disponíveis gratuitamente.

Para conhecer as informações sobre as lâmpadas, é usado um padrão internacional predefinido que pertence à Sociedade de Engenharia de Iluminação da América do Norte. 

É um código alfanumérico, em um arquivo com a extensão .IES que pode ser lido com os programas disponíveis hoje, que contém dados sobre a quantidade de luz emitida em várias direções. 

O arquivo pode ser aplicado a uma lâmpada virtual no software para simular a iluminação e entender se esse nível de iluminação é realmente aquele útil para o projeto para o qual você deseja usá-lo.

A luminotécnica e sua importância na criação de um projeto arquitetônico

A luminotécnica é a disciplina que lida com o estudo de diferentes sistemas de iluminação. Especificamente, estuda a iluminação de interiores e exteriores e espaços através da luz solar e luz artificial.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Aprofunda a relação entre a fonte de luz e o espaço em que se espalha, mas também as características assumidas pelos objetos afetados pela fonte de luz direta ou refletida. 

Isso é muito útil para iluminação artificial, mas também para analisar a luz natural difundida pelo sol. 

A luz é baseada em quantidades radiométricas e fotométricas, sendo estas as dimensões expressas pela percepção visual do ser humano.

As quantidades de luz são distinguidas em energia luminosa, luminosidade, fluxo luminoso, iluminação, intensidade luminosa e luminância.

A luminância é a variável mais importante para estudar a iluminação porque está ligado às superfícies, ao espaço e percepção visual. 

O conhecimento de luminotécnica é útil para a criação de um projeto de iluminação artificial, ao qual devem ser adicionados e apoiados também princípios de engenharia elétrica, arquitetura e design, psicologia da visão e regulação. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

O cálculo luminotécnico e todos esses fatores contribuem para a criação de um projeto de iluminação altamente qualificado e bem definido.

Iluminação natural em casa: dicas práticas para seu projeto ...

Luz artificial e luz solar

Não é difícil calcular as medições qualitativas da luz artificial de LED, lâmpadas incandescentes, de descarga e fluorescentes, enquanto é um problema ter um cálculo luminotécnico relacionado a luz natural. 

Apesar de ter programas de última geração disponíveis, o cálculo da luz natural permanece bastante aproximado, pois existem muitas variáveis. 

Ela muda muito de acordo com o ângulo de incidência e cor, dependendo da hora, da estação e das condições climáticas, e com relação à intensidade.

A Luminotécnica está cada vez mais presente na criação de projetos arquitetônicos e, de fato, existem empresas que atuam no setor de iluminação, inclusive aquelas projetam espaços de luz de acordo com as regras do design de iluminação. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Um bom nível de intervenção também inclui o cálculo luminotécnico correto no jardim, monumentos e praças, tanto em ambientes fechados como hospitais, escritórios e escolas.

Mesmo no setor de bioarquitetura, a luminotécnica é muito apreciada. 

Estudar em detalhes como tirar o máximo proveito da luz solar significa reduzir o consumo de energia e proteger o meio ambiente, visando uma redução econômica considerável.

Isso pode ser aplicado em absolutamente todos os projetos que você tiver que desenvolver.

Conclusão

Como você viu, é necessário o cálculo luminotécnico no projeto arquitetônico. Sendo assim, adicione este detalhe ao seu projeto o quanto antes, e não deixe de contratar um profissional especializado na área, pois ele com certeza lhe trará resultados ainda melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *