Planejamento De Estudo Para Concurso

Planejamento De Estudo Para Concurso.

Planejamento De Estudo Para Concurso.
Planejamento De Estudo Para Concurso.

 

 É o fim de mais um dia agitado de trabalho e, embora você tenha chegado cedo ao escritório e saído tarde, não se sente como se tivesse realizado algo significativo. Por este motivo deve-se ter um belo Planejamento De Estudo Para Concurso.

É muito fácil para isso acontecer. Diante de reuniões intermináveis, interrupções frequentes e tarefas urgentes de última hora. Você pode facilmente ficar ocupado o dia todo sem fazer nenhum progresso em projetos e metas de alta prioridade. É por isso que é tão importante saber programar seu tempo adequadamente.Neste artigo, veremos as etapas que você pode seguir para fazer isso, reservando assim tempo para o trabalho que realmente importa, enquanto ainda reserva tempo para o desenvolvimento pessoal, família e amigos.

Como agendar seu tempo Defina um horário regular para fazer o seu Planejamento De Estudo Para Concurso.

No início de cada semana ou mês, por exemplo. Existem várias ferramentas diferentes para escolher. Uma maneira simples e fácil de manter uma agenda é usar papel e caneta, organizando seu tempo usando uma agenda semanal. Você também pode usar aplicativos e softwares como Google Calendar®, MS Outlook® e Business Calendar. Escolha uma ferramenta de agendamento que se adapte à sua situação, à estrutura atual do seu trabalho, ao seu gosto pessoal e ao seu orçamento. O mais importante ao escolher seu planejador é que ele permite que você insira dados facilmente e visualize um intervalo de tempo apropriado (dia / semana / mês) no nível de detalhe de que você precisa. Depois de decidir qual ferramenta deseja usar, prepare sua programação da seguintes maneiras:

Etapa 1: Identificar o tempo disponível.

Desse modo comece estabelecendo o tempo que deseja disponibilizar para o seu trabalho. O tempo que você passa no trabalho deve refletir o desenho de seu trabalho e seus objetivos pessoais na vida. Por exemplo, se você está pressionando por uma promoção, pode ser prudente trabalhar além do horário normal todos os dias para mostrar sua dedicação. Se, por outro lado, você quiser ter bastante tempo para atividades fora do trabalho, pode decidir cumprir as horas alocadas e nada mais.

Etapa 2: agendar ações essenciais para um belo Planejamento De Estudo Para Concurso.

Em seguida bloqueie as ações que você absolutamente deve realizar para fazer um bom trabalho. Freqüentemente, essas serão as coisas contra as quais você será avaliado. Por exemplo, se você gerencia pessoas, certifique-se de ter tempo suficiente disponível para lidar com os problemas pessoais, coaching e necessidades de supervisão dos membros da equipe. Além disso, reserve um tempo para se comunicar com seu chefe e as pessoas-chave ao seu redor.

Etapa 3: agendar atividades de alta prioridade para o Planejamento De Estudo Para Concurso.

Revise sua lista de tarefas pendentes e programe atividades de alta prioridade e urgentes, bem como tarefas de manutenção essenciais que não podem ser delegadas ou evitadas. Tente organizá-los para os horários do dia em que você é mais produtivo – por exemplo, algumas pessoas ficam mais energizadas e eficientes pela manhã, enquanto outras se concentram mais efetivamente à tarde ou à noite.

Felizmente para você, este artigo é o Guia de Planejamento De Estudo Para Concurso que pode ajudar a turbinar sua disciplina e seus aprendizados !

Descobrir quantas horas você precisa para estudar.

Você conhece aquele garoto que diz que estudou 6 horas na noite passada? Ou eles exageraram ou estão perdendo tempo. O que descobrimos? Os alunos que obtêm um bom resultado  mais de 98, em média, estudam 2 a 3 horas por noite. O que mais? Essas 2-3 horas de estudo não foram apenas estudos independentes. Na verdade, essas horas incluíam lição de casa, preparação para avaliação e estudo. Realisticamente, o dever de casa deve levar no máximo 90 minutos por noite, permitindo algum tempo para fazer um estudo independente (ou seja, redação de notas, revisão). Só precisam estudar 2-3 horas por noite? Eles maximizam sua atenção na aula: embora brincar na aula com seus amigos possa ser divertido, isso significa que você precisa reaprender o conteúdo de forma eficaz quando chegar em casa.

 Ao maximizar seu tempo em sala de aula, você está fazendo a maior parte do seu trabalho. Eles revisavam constantemente o conteúdo: a exposição constante ao conteúdo permite uma melhor retenção dos materiais por um longo período de tempo. Ele também reduz a quantidade de pressão sentida antes dos exames por meio de uma preparação adequada e cria autodisciplina. A lição de casa tratava de lidar com as questões difíceis: enquanto a aula tratava de aprender informações, a lição de casa era sobre a aplicação. Afinal, os exames não são para testar seu conhecimento, mas sim como você usou esse conhecimento.

 Definir tempos de pausa pré-determinados.

 Sua mente funciona melhor quando tem intervalos regulares. Quando sua concentração começa a diminuir, é quando seu estudo se torna ineficaz e você começa a perder tempo. É por isso que é importante fazer pausas. As pausas devem ser para relaxar sua mente. Isso pode ser verificar o Facebook, encontrar algo para comer, dar 50 saltos de estrelas ou assistir aquele vídeo do YouTube sobre o qual seu amigo lhe falou, contanto que você seja rigoroso quanto ao início e ao término do intervalo.

Planejamento De Estudo Para Concurso.
Planejamento De Estudo Para Concurso.

Sejamos honestos.

Se você não tem um plano definido para as suas férias, você fará uma pausa sempre que desejar (o que é provavelmente 3 minutos depois de começar a estudar) e então você nunca mais voltará das suas férias ou concluirá seu Planejamento De Estudo Para Concurso. Portanto, você precisa ter intervalos pré-planejados, para que possa se esforçar para estudar por um período de tempo e, então, saber que tem uma janela de recuperação antes de estudar muito novamente. Certifique-se de que, ao levar em consideração as pausas nos estudos em seu Planejamento De Estudo Para Concurso, você as cumpra.

Fazer uma pausa é absolutamente vital para o sucesso da Técnica Pomodoro: quando você trabalha horas a fio, acaba gastando toda a sua energia e se espatifando no final. Com a Técnica Pomodoro, os intervalos recomendados são de aproximadamente 5 minutos, então sua noite será efetivamente de 25 minutos de estudo, 5 minutos de intervalo em alternância. Depois de criar esse hábito, você pode começar a estender seus períodos de Pomodoro por mais tempo! Eu prefiro períodos de estudo um pouco mais longos, então meu tempo é geralmente de 50 minutos de trabalho com um intervalo de 10 minutos.

A todo momento

Surgem novas técnicas de estudo,
novos materiais, novas informações, que, ao invés de fazer você seguir em frente, acabam por fazer você andar em círculos.Será que você está estudando certo?
Será que você escolheu o ambiente e as ferramentas corretas para estudar?Quando tudo parece complicado demais, tomar um folego é essencial para se organizar, seguir em frente e vencer.
Desistir não é uma opção para quem deseja atingir o objetivo de ser aprovado em um concurso público.
Pensando em você, desvendamos os segredos dos concurseiros aprovados nos concursos públicos mais concorridos do país e transformamos tudo em
um guia prático para ajudar você a conquistar a aprovação até 3 vezes mais rápido.São dicas extraordinárias, que abordam, desde o início da preparação até o pós-prova.
Encontre nas páginas seguintes a inspiração para ir do zero à aprovação ou para redirecionar sua jornada para o sucesso.

Todo prestador de concurso que almeja o sucesso tem um propósito inabalável que o faz seguir em frente.

Mesmo quando milhares de outras pessoas desistiriam. Propósito é aquilo que irá tirar você da cama todos os dias para estudar e vai manter você estudando,mesmo diante de obstáculos, fracassos e dúvidas.Propósito é algo especifico, concreto e intenso. Algo que irá fazer você se mover na direção do seu objetivo mesmo quando você ficar sem energia ou pensar em desistir.

Quando um bebê começa a andar e cai, ele não diz: “eu não fui construído para isso”, “esse negócio de andar não é para mim” e desiste. Ele não fica pensando se é jovem demais ou velho demais para aquilo. Apenas levanta e tenta novamente até conseguir ficar de pé. E quando vemos um bebê aprendendo a andar, ficamos felizes com cada progresso e temospaciência para que ele se desenvolva passo a passo.

Ninguém espera que um bebê.

Que acabou de sair da barriga da mãe, já saia correndo pela casa. E quando ele se esborracha no chão, ninguém fica pensando: “olha lá… que fracassado!”.E por que você deveria esperar isso de você? Por que você deveria se sentir um fracassado só porque foi mal no seu primeiro concurso?É apenas o seu primeiro passo!Temos paciência para esperar um bebê aprender aandar, mas não temos paciência com nós mesmos. E qual o problema de ser reprovado em 10 concursos?pois quando um  bebê cai várias vezes até conseguir andar, não fica perdendo tempo contando as quedas que teve e nem se preocupa com o que as outras pessoas estão pensando.

A segurança.

De estar preparado é o melhorremédio contra o nervosismo. Se você sabe que se preparou bem e está apto para realizar o concurso, você não dará chances para a ansiedade e isso não irá atrapalhar o seu desempenho.

A melhor forma de estar preparado é de se fazer questões objetivas e discursivas de provas anteriores da banca examinadora do concurso que você escolheu.Para as questões que você errou ou ficou em dúvida, vá no livro ou material de estudo e revise.Se você está errando ou ficando em dúvida é porque ainda não aprendeu esse ponto específico da matéria.Mas revise apenas essa parte, ok? Resista à vontade de ficar lendo outras partes da matéria que você esqueceu. Não é a quantidade de teoria que você lê que irá garantir a sua aprovação, mas a quantidade de questões de provas anteriores que você faz todos os dias.

Organize seu planejamento de estudo para concurso.

Para manter o foco durante a preparação e não se
sentir perdido, é essencial se organizar e montar uma grade de estudos com os dias, horários e disciplinas a serem estudadas.
Assim ficará mais fácil de conseguir estudar todo o conteúdo necessário para a prova. Não estude por várias horas seguidas. Estudos mostram que a forma mais produtiva de estudar é em períodos de 30 a 45 minutos, fazendo um intervalo de 10 a 15 minutos de descanso. Intercalar disciplinas também ajuda a manter o foco e aumenta a retenção do conteúdo estudado.Não é muito produtivo estudar 8 horas de Direito Constitucional seguidas por exemplo.

 Melhor intercalar com exercícios (questões de provas anteriores) e outra disciplina como Português.Evite estudar todas as disciplinas teóricas simultaneamente. Escolha 2 disciplinas, Direito Administrativo e Raciocínio Lógico, por exemplo, e,quando acabar uma delas, substitua por outra. Para a disciplina que você acabou a parte teórica,faça questões de provas anteriores da mesma banca examinadora de 2 a 3 vezes por semana até o dia da prova.Quando você faz exercícios de provas anteriores, seu cérebro se esforça mais para recuperar o conteúdo e esse esforço faz com que sua capacidade de memorização aumente muito. Você pode conseguir as questões de provas anteriores nos sites das bancas organizadoras ou em sites de questões como Questões de Concursos ou TEC Concursos.

Planejamento De Estudo Para Concurso.
Planejamento De Estudo Para Concurso.

Considerações Finais do Planejamento de estudo para concurso.

Coloque o telefone celular no silencioso ou modo avião enquanto estiver estudando, isso evita que você fique recebendo notificações do WhatsApp, redes sociais e aplicativos do Smartphone. WhatsApp e outras redes sociais são os maiores “ladrões” de tempo que existem na atualidade. Se continuar usando enquanto estuda, irá prejudicar drasticamente a sua produtividade. Para que você possa reter o conteúdo estudado, você precisa de foco, atenção e concentração, e esses aplicativos de celular causam muita distração.

Então, deixe para utilizá-los apenas nos momentos que você não estiver estudando. Desligue a televisão, o rádio (se é que lhe incomoda) e escolha um lugar que seja silencioso e confortável. Se você estiver em um ambiente onde há muito barulho, use protetores auriculares ou fones de ouvido para diminuí-lo.Se um barulho repentino, qualquer que seja, o distrair momentaneamente, respire prestando a atenção na sua respiração, por 1 minuto e volte a se concentrar. Se o barulho ficar recorrente (uma porta que bate com o vento por exemplo), procure anulá-lo (trancar a porta ou colocar um peso para segurá-la).

Escolha bem o seu local de estudos.

É difícil se concentrar em algum ambiente barulhento, ou com muita gente. Assim fica bastante complicado manter o foco. A organização também é um fator importante para a escolha do seu local de estudos, já que um ambiente organizado e limpo vai fazer você se sentir mais agradável e confortável para estudar, evitando o tempo perdido e a desconcentração procurando algum material que você “tinha certeza” que estava ali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *