pilar de madeira

Pilar de Madeira – O que Você Precisa Saber Antes de Construir ou Projetar o Seu

Qualquer varanda se torna muita mais charmosa e bonita se for feita em madeira, mas como fixar um pilar de madeira no chão? Como fazer um bom pilar de madeira para a sua varanda? Varandas podem ser construídas de várias maneiras! Permita que a arquiteta da sua casa possa ser o seu guia.

Se sua casa estiver relacionada a um período histórico, estude exemplos de estilos de alpendres que foram construídos durante esse período. Você pode fazer isso olhando para casas reais ou pesquisando em revistas antigas e livros de história da arquitetura, por exemplo!

Neste artigo, vamos te ensinar com algumas dicas essenciais sobre o que é necessário para você construir um bom pilar de madeira que além de bonito, também seja seguro e sólido o bastante para sustentar a estrutura da construção da sua casa. Vamos lá!

Verifique o solo

Se o solo for denso, você poderá instalar os pilares de madeira diretamente no solo, desde que ele seja denso e não acumule água.

A instalação dá mais trabalho e fica um pouco mais instável do que aquela feita no concreto. No entanto, também é mais barata e costuma resistir melhor ao apodrecimento.

Conheça bem o local onde você deseja fixar o seu pilar de madeira e se necessário, contrate um bom profissional para avaliação de resistência a percussão do terreno (conhecida como sondagem spt). 

Verifique a durabilidade do material  

Existem diversos tipos de materiais para que você possa construir o seu pilar. Mas, quando falamos em pilares de madeira, você deve prestar ainda mais atenção na durabilidade, na qualidade e na resistência do material.

Existem diversas opções para a construção do seu pilar de madeira! Um bom exemplo é o zimbro de Bennet, a acácia-bastarda e pau-d’arco são ótimas opções para a construção do seu pilar. Além disto, as espécies de cedro e carvalho-branco podem ter uma durabilidade muito superior a 20 anos, nas mais diversas situações climáticas. 

Para as madeiras que são tratadas a pressão com cerca de 2,5 cm de borne cercando um núcleo de cerne, o álamo e algumas espécies de pinheiro e abeto são exemplos adequados. Compre de uma fonte confiável, faça diversos orçamentos para evitar madeira ruim.

Assim, toda madeira utilizada para construir o seu pilar de madeira, deve ser resistente e adequada para entrar em contato com o solo. Pois, nem todas as madeiras tratadas podem entrar em contato com o solo. 

pilar de madeira em casa no campo

Cuidados específicos

Para construir o seu pilar de madeira e fixá-lo no chão, você precisará tomar alguns cuidados específicos, como:

  • Se necessário, faça reparos na madeira antes de enterrá-la para protegê-la da umidade. Embora seja opcional, pode ser muito vantajoso a longo prazo. As pontas da madeiras que são serradas, muitas vezes se tornam vulneráveis a umidade. Corte a ponta superior do pilar em um ângulo de 45° para incentivar o escoamento da chuva ou instale uma cobertura nela.
  • Trate as duas extremidades com um conservante para madeira. Ele não deve ser à base de água e que possa ser aplicado com um pincel, como o naftenato de cobre. Os conservantes para madeira embora sejam tóxicos, são essenciais para a durabilidade da mesma. Portanto, siga as recomendações de segurança no rótulo do produto. Aplique várias camadas do naftenato de cobre e deixe cada uma delas secar por 24 horas.

Para construir um bom pilar de madeira para a sua varanda, você precisará tomar os devidos cuidados!

Isso prolongará a durabilidade, a resistência e a aparência do seu pilar de madeira. Seja para a construção da sua varanda ou para qualquer outro projeto de construção. 

Como fixar um pilar de madeira no solo?

Para fixar um pilar de madeira, saiba exatamente onde será instalado. Por exemplo, para a construção de um pilar de madeira para varanda (sem acesso ao público) ou para um pergolado, você deverá chumbar o pilar de madeira ao chão. Por exemplo, para um pilar de 2,4m de comprimento, cerca de 60 cm do pilar deve ficar no solo.

Assim, nessas condições acima, para fixar um pilar de madeira ao solo, o diâmetro do furo terá de estar o mais próximo possível do tamanho do pilar. No entanto, caso decida ancorar o pilar no cascalho por exemplo, cave um buraco um pouco mais largo. Com cerca de 20 cm de diâmetro para um pilar padrão de 10 x 10 cm.

Você deverá utilizar uma cavadeira para fazer um buraco com paredes retas. No entanto, se o solo for resistente, quebre o torrão com uma pá ou deixe a água ser absorvida pela terra, para facilitar a perfuração.

Deixe também um pouco de terra (ou terra misturada com cascalho) por perto para encher o buraco e dar resistência a estrutura. Além disso, a mistura de pedrisco ou pedra britada também melhoram a drenagem do solo.

Você também pode usar um bastão de madeira ou o cabo de alguma ferramenta quebrada para compactar, ou ainda um pedaço de madeira que esteja sobrando.

Busque sempre um bom profissional

Após colocar o pilar no local devido, centralize o pilar de modo que fique reto e nivelado em relação ao solo. O processo não é tão simples quanto pode parecer, por isso, é fundamental que você contrate um bom profissional que saiba usar a linha de prumo.

É interessante e recomendável que você deixe um pedaço de madeira de 2,5 x 10 x 10 cm ou mais longo disponível. Em seguida, coloque estacas no solo, de ambos os lados, e prenda-as com parafusos ao suporte de 2,5 x 10 cm para aprumar. Meça também a distância entre os pilares para ver se as ripas de cima e de baixo vão caber ali.

Finalize com um monte de terra na base do pilar, de modo a formar uma pequena “montanha” com a estrutura no centro.

O ponto por onde o pilar sai do chão é o local de apodrecimento mais comum. Por isso é extremamente importante garantir uma boa drenagem ali e não esqueça de contratar um bom profissional caso não saiba como estruturar o seu pilar de madeira.

profissional para dimensionar pilar de madeira

Pilar de madeira para varanda

Para projetar um pilar e madeira para a sua varanda, é muito importante levar em conta a segurança. A estrutura deve ser capaz de suportar o peso do conjunto, ou seja, as vigas que formam a cobertura, plantas, entre outros materiais. Se não souber fazer, não faça sozinho, contrate um profissional.

Os pilares de ambientes com acesso ao público não podem ser instalados diretamente no solo batido. O importante que eles sejam apoiados em sapatas de concreto para garantir a estabilidade da estrutura.

Assim, antes de qualquer intervenção, será necessário uma avaliação da estrutura da casa. Bem como, se os seus apoios e a carga a ser suportada com a instalação dos pilares de madeira, através de um engenheiro responsável.

O dimensionamento da varanda e das vigas de madeira , vai dizer a carga a ser descarregada nos pilares de madeira assim como também o seu dimensionamento. Consulte um bom profissional para o dimensionamento do seu pilar de madeira, para o acompanhamento e para a execução deste.

pilar de madeira para pergolado

Porque construir um pilar de madeira e não de outros materiais?

O utilização de um pilar de madeira é recomendado especialmente para edifícios com seu primeiro andar elevado. Edifícios localizados em áreas com solo alagado ou para projetos de casas em locais inclinados.

Uma grande vantagem da utilização de um pilar de madeira é que as colunas de madeira fixadas em concreto impedem que a madeira apodreça devido à ventilação ou ao vapor proveniente da umidade do solo. Lembrando que este efeito pode ser melhorado impregnando os pilares, por exemplo, com revestimento de betume.

Madeira dura de boa qualidade com anéis de crescimento densos, como carvalho, larício ou freixo, ajudam a garantir uma melhor qualidade das fundações, por isso seja criterioso com a escolha da sua madeira.

Prós e Contras

Os pilares no concreto também são vantajosos para a construção em áreas onde o solo contém uma grande quantidade de argila, o que faz com que ele reaja a condições de clima úmido ou seco, expandindo ou contraindo. Isso cria uma pressão adicional sobre as fundações.

Portanto, um solo sólido e contendo um forte apoio do pilar por baixo são muito importantes, por isso que o concreto juntamente com a fortificação do solo são tão importantes.

Além disso, devido à sua resistência à alteração do nível de umidade, eles ajudam a evitar rachaduras, quebras ou outros problemas prejudiciais causados ​​pelo solo expansivo.

Uma grande vantagem dos pilares de madeiras é que quando fixadas em concreto impedem que a madeira apodreça devido à ventilação ou vapor proveniente da umidade do solo. Este efeito pode ser melhorado impregnando os pilares, por exemplo, com revestimento de betume.

Construir uma varanda com pilares de madeira ou até mesmo um deck é o desejo de muitas pessoas. Mas não pense que essa é uma tarefa tão simples quanto parece!

Embora algumas varandas podem parecer possuírem uma estrutura simples, muitas são mais parecidas com uma sala interna em que só faltam as janelas e as paredes.

prós e contras de pilares

Varandas, decks e pergolados

Alpendres normalmente têm mais pisos acabados do que decks. E os tetos da varanda, embora muitas vezes feitos de madeira, também têm uma aparência finalizada. De fato, praticamente todos os aspectos de uma varanda estão mais acabados do que um deck por exemplo.

Por exemplo, os pilares de madeira de uma varanda, além de serem o suporte dela, também devem ser decorativos. Esses pilares de madeiras podem ser colunas ou encaixotados com bases e capitéis moldados a partir da moldagem. As balaustradas e as paredes dos joelhos também são pilares do design da varanda, e geralmente são finalizadas com tinta, telhas ou estuque.

Uma outra distinção entre varandas, decks e pergolado é que você pode fornecer uma varanda com peças que não resistissem a um ataque direto dos elementos naturais como variação de temperatura e animais peçonhentos. Mesas, cadeiras de madeira e móveis estofados se saíram melhor em uma varanda do que em um deck. Por isso, a construção de uma varanda deve ser muito bem planejada, além de ser uma extensão da própria casa, ela é a primeira impressão.

Varandas são maravilhosas, mas desde que não causem problemas com o resto da estrutura da casa. O maior problema que os proprietários enfrentam ao considerar uma adição à varanda está relacionado à luz do dia.

Invista em um bom projeto

Uma varanda dos fundos pode reduzir significativamente a luz do dia na cozinha por exemplo ou uma varanda da frente pode cortar a luz do dia na sala de estar. Portanto, tome cuidado para garantir que a adição de uma varanda não escurecerá uma parte da casa existente, procure um bom profissional para te ajudar com esse projeto!

Além disso, a falta de uma estrutura e um projeto correto, pode acarretar no comprometimento da construção da casa, da construção já existente no local ou ainda podendo até mesmo, causar acidentes ao longo do seu uso! Justamente por falta de um bom projeto que antecedesse a sua construção.

Assim, com esse artigo, você já consegue ter uma noção bem mais profunda do que precisa para construir o seu deck, pergolado ou ainda sua varanda com pilares de madeira.

Você compreendeu que um bom trabalho deve ser feito por quem entende do assunto para que o seu sonho não se transforme em um grande problema para você.

Chumbar o pilar de madeira no chão ou fixar o pilar de madeira pode ser sim, um grande desafio para você dependendo do solo ou da onde você deseja realizar a construção. Por isso, procure um especialista para te ajudar!

Se você chegou até aqui e ainda possui alguma dúvida, deixe nos comentários a sua dúvida ou a sua sugestão. Nós queremos muito saber a sua opinião! E para você que chegou até aqui, nós preparamos uma surpresa para você!

Uma planilha pronta que irá te ajudar a fazer os cálculos e os dimensionamentos de treliças de madeira para coberturas de casas sem maiores complicações! Clique no link disponível logo abaixo e baixe agora a sua planilha!

Ela com certeza irá te auxiliar e facilitar muito o seu dia a dia! Baixe agora mesmo clicando no link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *