O que eu preciso saber sobre a iluminação de sala

Se você está em busca de informações para escolher bem a iluminação de sala, o texto a seguir é para você. A seguir, você verá tudo o que precisa para escolher com sabedoria cada aspecto da sua iluminação.

Erros a evitar com a iluminação de sala

Você quer relaxar assistindo televisão e ainda sente desconforto em seus olhos. Não entre em pânico, não vá diagnosticar miopia repentina. Mas sim, remova os reflexos na tela da sua TV.

Nossa solução de iluminação: coloque uma luminária lateralmente ou atrás da tela, equipada com lâmpadas azuis – o que chama a atenção. Última recomendação, coloque sua postagem a uma boa distância do sofá.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

No canto da leitura, muita luz causa sombras no papel. A lâmpada de leitura ou a lâmpada de assoalho desempenharão perfeitamente o papel da iluminação direcionada e acalmarão seus olhos.

Iluminação de sala escura

Uma sala escura aqui não é necessariamente um problema, porque a sala de estar, onde se instala à noite ou no fim de semana, precisa de um espírito de relaxamento.

Portanto, nem sempre é necessária uma iluminação muito potente. 

Para compensar o lado escuro, também multiplicaremos as fontes de luz aqui. 

Pequena dica para ganhar brilho: escolha suspensões com globos transparentes, que difundirão melhor a luz (tenha cuidado ao escolher as lâmpadas, você precisa iluminar, mas não ofusca).  

Poster above grey sofa with pillows in bright living room interior with table on pink carpet. Real photo

Iluminando uma sala de estar sem luz de teto

Aqui, você tem que ser criativo. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Você pode recriar uma luz de teto falsa puxando um fio ao nível da parede e estendendo-o até o teto sob uma rampa para pendurar um lustre. 

Também podemos pegar do lado do fio pendurado e brincar com ele: fios coloridos que passamos no teto acionam uma ou mais suspensões. 

A ideia é transformar um defeito em uma qualidade. 

Quanto mais clássico, optamos por luminárias de chão, luminárias para colocar nos móveis e que iluminam o teto, ou luminárias para colocar no topo de um guarda-roupa, mais criaremos a ilusão de um lustre.

Iluminando uma sala de estar da catedral

Aqui você precisa de luminárias do tamanho proporcional à sala, o que aumentará a altura sob o teto. 

Portanto, não hesite em escolher uma suspensão grande ou uma suspensão muito baixa.

Você também pode usar as luzes para organizar o espaço e delimitar as diferentes áreas: um canto do sofá, um canto da leitura, um canto da mesa etc. 

Brincar com a luz permite que você arrume um quarto, é hora de ser criativo.

Espaço propício para várias atividades, a sala requer um arranjo inteligente de pontos de luz para fazer a decoração cantar. Pouco lembrete do que você deve ou não fazer.

Iluminando uma sala de estar com holofotes

Você já se perguntou por que algumas estadias parecem maiores que outras, quando são pequenas? Somente um arranjo bem proporcionado de fontes de luz pode criar esse efeito. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Então, por que não começar destacando suas pinturas ou sua bela biblioteca? Para isso, nada como uma iluminação direcionada graças a um local provido de lâmpada dicróica, cujos raios enfatizam os detalhes.

Se você estiver comprando uma vitrine para sua coleção de estatuetas, escolha-a com iluminação do tipo incandescente.

Ao lado do seu sofá, considere instalar uma lâmpada equipada com uma lâmpada que acentua o halo da luz. Efeito garantido!

A iluminação da área de jantar

A parte da refeição será tratada de maneira diferente para criar um espaço mais agradável. 

Além da famosa luminária com sistema para cima e para baixo, procuraremos um lustre tradicional equipado com uma lâmpada de opala, na forma de um globo. 

Outra solução: a lâmpada de assoalho halógena, as arandelas em forma de lavatório, os pontos usando lâmpadas refletoras ou lâmpadas halógenas de voltagem muito baixa que fornecerão todo o calor necessário. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Se você escolher esta solução, considere usar lâmpadas fluorescentes compactas, cinco vezes menos gananciosas do que as lâmpadas incandescentes. 

Nossa dica de decoração para a sua área de jantar: o enorme lustre de borla, com dimensões impressionantes que você pendurará acima da sua mesa de jantar.

Conclusão

Se você colocar essas dicas em prática, tenho certeza de que sua iluminação de sala terá um efeito extremamente positivo, sendo ele do seu agrado e de seus familiares e amigos também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *