iluminação de sala

Iluminação de Sala | Como utilizar o projeto luminotécnico a seu favor

A iluminação de sala talvez seja uma das mais importante entre os ambientes internos. Isso porque a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo nesse espaço. A iluminação desse espaço pode deixa-lo mais confortável e aconchegante.

Projeto Luminotécnico de sala

Não apenas na sala, mas o planejamento de ambientes internos é de extrema importância. Todos nós queremos nos sentir bem dentro de nossa própria casa. Além disso, queremos que cada ambiente tenha a “vibe” correta. Seja ela de descanso ou de trabalho.

Devido a importância da iluminação de ambientes, existe algo chamado projeto luminotécnico. Seu objetivo é criar ou transformar um ambiente de acordo com a sua função. De forma que design, decoração e iluminação conversem entre si.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

Baseando-se no conceito do Projeto luminotécnico, este post irá tratar sobre a iluminação de sala. Buscando listar as melhoras opções para a iluminação desse espaço, assim como os fatores que devem ser estudados na hora da criação do projeto.

  • Em resumo, o que é o projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico busca a harmonia de um ambiente, levando em consideração sua função. Além disso, a iluminação de um ambiente pode inclusive servir como decoração. A depender do seu objetivo para o ambiente, a lâmpada correta ou posicionamento pode fazer toda a diferença.

Iluminação de Sala

Além de ser a própria decoração, a iluminação também poderá destacar os detalhes da decoração existente. Alguns exemplos são texturas na parede, objetos em lugares estratégicos, assim como a formação de sombras no ambiente.

Todos esses fatores podem estar em evidência graças a iluminação correta. Além disso, a iluminação de sala adequada irá deixar o ambiente confortável. Além de que o projeto busca promover a economia de energia.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Sendo assim, há diversas opções que podem ser utilizadas para dar o toque definitivo à sua sala. Nós iremos detalha-los mais a frente neste post. Primeiro, precisamos discutir o que precisa ser estudado para criar um projeto de iluminação para a sua sala.

  • O que levar em consideração quando iluminando uma sala?

Quando for a hora de criar a iluminação de sala, é preciso levar em consideração diversos fatores. O ideal é que esse projeto seja feito ainda na fase de construção, pois isso garante maior liberdade para brincar com os espaços, detalhes, e tamanho do local escolhido.

Fatores para escolha da iluminação de sala

No entanto, mesmo que a sua sala já esteja pronta, ainda é possível fazer grandes modificações na iluminação. Apenas o posicionamento das luzes e o tipo de iluminação podem mudar completamente em ambiente. Deixando com cara de escritório profissional, sala de estar, sala para jogos, ou lugar para estudos.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

Na hora de começar o planejamento de iluminação de sala você deverá analisar os seguintes itens:

  • Função do ambiente

A função do ambiente é um dos fatores mais importantes na hora de fazer um projeto luminotécnico. É baseada nela que você irá decidir qual a iluminação ideal para o ambiente. Se o objetivo é conforto, uma luz difusa que não causa cansaço dos olhos será a melhor opção.

Iluminação de Sala

Se o objetivo é fazer o seu filho estudar mais. Uma luz direta será a melhor opção para garantir que ele seja mais produtivo. Basicamente, quanto mais sério for o local a ser decorado mais dura será a iluminação.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

De forma contrária, se o ambiente foi criado para descansar, como é o caso da sala de estar, a luz que provoque sensação mais confortável deverá ser utilizada.

  • Tamanho do ambiente

O tamanho do ambiente é outro fator que deve ser levado em consideração. Eis a vantagem de começar o projeto enquanto ele ainda está na fase de construção. Aqui seria possível analisar quais cantos do quarto ou do ambiente precisariam de maior iluminação.

Além disso, se o ambiente for pequeno, uma iluminação difusa pode dar a aparência de um ambiente maior. Em contrapartida, iluminação dura criará bastante sobras, o que pode fazer o ambiente parecer menor.

A vibe ou visual de um ambiente com sobras talvez seja o seu objetivo. Nesse caso, não haverá problemas em utilizar a iluminação dura. No entanto, de forma geral, a iluminação de sala é feita com a mistura da luz difusa e indireta. Pois garante maior conforto, além de deixar o ambiente “maior”. Também permitindo que atividades básicas sejam realizadas no ambiente.

  • Período de tempo gasto no espaço

Passar muito tempo olhando para a tela do computador cansa a nossa vista. O mesmo ocorre com outros tipos de iluminação. Se a sua sala for utilizada para que a família se reúna nos fins de semana e assista um bom filme, a melhor opção é evitar esse tipo de iluminação.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

Ela pode ser bastante distrativa e chamar muita atenção na decoração. Se a sua sala de estar for um ambiente que recebe bastante luz natural, é importante levar isso em consideração na hora de criar o projeto.

Se você passa bastante tempo na sala de estar a noite antes de ir dormir, abuse da iluminação leve e discreta. Isso irá incentivar o sono e lhe deixar mais tranquilo após um dia de trabalho.

  • Economia

Muitos especialistas em iluminação dizem que um bom projeto luminotécnico é aquele que consegue criar um excelente ambiente apenas com as luzes necessárias. É comum abusar das lâmpadas durante um projeto, visto que elas também são decoração.

No entanto, isso irá significar um gasto de energia desnecessário. Leve em consideração também que quanto maior o seu ambiente for, de mais iluminação ele irá precisar. Iluminações como a difusa consegue iluminar grandes espaços apenas com uma lâmpada.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Porém, a luz dura talvez cause a necessidade de ter de duas a três unidades no ambiente. Por tanto, isso é algo para ser levado em consideração também na hora de fazer o projeto.

  • Aparência

Como falamos, a iluminação é decoração. Se o seu gosto vai mais para o lado luxuoso e moderno, com certeza haverá a preferência por lustres ou sancas. Se quer um ambiente mais despojado, as fitas de LED podem lhe garantir esse visual.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

Isso irá depender do seu gosto e de como você quer se sentir dentro do ambiente. Além disso, não apenas os objetos como lustres podem ser usados como decoração. A luz dura pode destacar detalhes na decoração como as texturas.

O ideal é que a iluminação converse com a decoração do ambiente, como os móveis e itens decorativos. Que eles conversem entre si e se complementem criando um ambiente harmonioso.

  • Opções de Iluminação

O próximo passo no projeto luminotécnico é decidir entre as diversas opções de iluminação. Aqui, um dos fatores que mais terá peso é a sua preferência pessoal e decoração utilizada no resto da casa. Uma vez que todos esses fatores irão influenciar bastante na decoração do local.

Além disso, cada opção custará diferente, o que também pode afetar o seu projeto. Leve em consideração que um projeto luminotécnico frequentemente utiliza mais do que uma fonte de luz em um ambiente. Por tanto, é muito comum que essas opções sejam utilizadas juntas para garantir a total iluminação do local.

As opções mais populares de iluminação de sala são:

  1. Luz Natural

Se a sua sala de estar possui uma boa iluminação natural, você apenas precisará de um reforço para iluminar o local a noite. Um ambiente com boa iluminação natural possui diversas janelas, espelhos e portas de vidro.

Possuir superfícies claras e uma decoração com cores neutras ajudará ainda mais nesse caso. Uma vez que a luz irá rebater nessas superfícies e iluminar o ambiente. A luz ideal neste caso será a difusa, uma vez que a necessidade de iluminação é menor. Além disso, ambientes que utilizam luz dura em excesso são aqueles com pouca entrada de luz natural.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

  1. Lustres

Os lustres proporcionam um ar de luxo e sofisticação ao ambiente. Além disso, eles podem ser uma boa fonte de iluminação quando posicionados corretamente. A maioria das pessoas utilizam os lustres no centro do ambiente, como iluminação difusa.

É necessário levar em consideração que os lustrem não possuem controle de iluminação. Além disso, raramente eles são usados sozinhos para iluminar um ambiente. Você poderá utilizar os lustrem com fontes de iluminação indireta e combiná-lo com spots ou outras fontes de luz direta para destacar outros pontos da sala.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

  1. Luminárias de Piso

As luminárias de piso são fontes de iluminação direta. Elas podem ser utilizadas para dar um toque de cor no ambiente, visto que elas irão fazer parte da decoração. Normalmente elas são posicionadas na lateral de um móvel grande, como o sofá.

Além disso, por ser uma iluminação direta, a luminária precisará estar próxima do canto que mais precisa de iluminação. Os modelos podem variar dos mais clássicos aos mais despojados, a depender da decoração do ambiente.

Uma vantagem das luminárias é a facilidade de acesso, assim como o controle da luz. Outro ponto é que você pode mover a luminária com facilidade pelo ambiente, caso seja necessário.

  1. Spots

O spot de iluminação é utilizado frequentemente para iluminação de sala. Um modelo muito comum são os LEDs direcionáveis ao redor do gesso do teto. Por vezes, eles podem estar embutidos, o que garante maior descrição e um ambiente mais confortável.

É possível misturar os modelos de spots pela sala, dando destaque as texturas do ambiente. Porém também criando um ambiente aconchegante com a iluminação difusa. Atenção, no entanto, para evitar o excesso de LEDs. A consequência poderá ser um alto gasto de energia.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

  1. Sancas

As sancas invertidas ajudam a fazer um espaço parecer maior, o que o torna uma boa opção se a sua sala de estar precisar de espaço.  É importante utilizar luzes de LED e evitar as luzes incandescentes, pois elas podem acabar superaquecendo e danificando o material.

Entre as opções de lâmpadas, as lampas fluorescentes também irão ajudar a economizar energia. Uma vez que as sancas costumam ter um tamanho considerável e podem facilmente salgar a sua conta de luz.

  1. Pendentes

Os pendentes são utilizados para a decoração e iluminação dos ambientes. Na iluminação de sala, eles são normalmente posicionados nos cantos do ambiente ou no centro. Tenha um cuidado redobrado para garantir que o pendente não esteja em cima de um sofá, pois poderá aquecer o local.

Planilha de Cálculo Luminotécnico que atende NBR 5413

O tipo de iluminação dos pendentes é a luz direta ou dura. Por tanto, talvez seja necessário utiliza-los em conjuntos com outras opções como as sancas ou spots. Os pendentes também permitem o controle da luz, e podem ser utilizados sozinhos para leituras. Ou até mesmo para destacar um objetivo decorativo.

  • Conclusão

Neste post nós discutimos um pouco sobre como o projeto luminotécnico pode ser utilizado para iluminação um dos principais ambientes de uma casa, a sala. Resumindo, os pontos que listamos foram os seguintes:

  • A iluminação de sala é importante. Por isso, não subestime o quão essencial um projeto de iluminação é para a decoração da sua casa.
  • Diversos fatores devem ser levados em consideração durante a criação do projeto. Alguns deles são o tempo de utilização do ambiente diariamente, sua função, a economia de energia e a decoração utilizada.
  • Outro fator que precisa ser analisado são as opções de iluminação. Desde os spots a luz natural, o projeto precisará descobrir o item que mais se encaixa com o objetivo para a sala.Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Se ainda lhe restam dúvidas sobre os projetos luminotécnicos, nós temos um post que explica o seu conceito básico e você pode acessá-lo aqui.

Porém, de forma geral, ele é essencial para garantir que a sua sala tenha a iluminação adequada e lhe deixe confortável. Mas importante ainda, que sirva para o propósito imaginado. Deixe um comentário contando a sua opção de iluminação favorita, e quais você utiliza na sua casa!

Iluminação de Sala | Como utilizar o projeto luminotécnico a seu favor
Quantas estrelas merece esse post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *