Iluminação de sala: alguns detalhes essenciais na hora de escolher a sua

Se você procura saber algumas dicas essenciais para escolher a sua iluminação de sala, o artigo a seguir é para você.

Nele, você verá alguns detalhes a prestar atenção na hora de escolher a iluminação da sua sala. Sendo assim, vamos direto ao que interessa.

Planejamento de iluminação de sala – quanta iluminação é necessária?

Em geral, você não precisa de tanta luz na sala de estar quanto na cozinha ou no banheiro, mas a iluminação geral varia de acordo com as condições espaciais.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

O tamanho da sala desempenha um papel importante aqui, e, por exemplo, salas com móveis claros exigem menos fontes de luz do que salas com móveis escuros.

Idealmente, a luz natural e a disposição do espaço na sala de estar devem ser determinadas antes de planejar a iluminação, a fim de evitar reflexos irritantes causados ​​por uma incidência desfavorável de luz.

Além disso, as luminárias individuais na sala também devem ser pensadas separadamente, para que a iluminação possa sempre ser perfeitamente adaptada às necessidades e à eletrificação.

Segundo os especialistas, deve haver duas a três luzes na sala – idealmente para ajustar o brilho e, portanto, o clima. Toda a sala deve estar equipada com três a cinco fontes de luz para uma área média de 20 metros quadrados.

Combinação de gênero

A iluminação da sala de estar é baseada na iluminação básica do teto e pode ser criada por holofotes, luzes de teto, luminárias pendentes, luzes flexíveis em sistemas de cabos ou barras e uma combinação de várias luminárias de parede.

Dependendo das condições da sala, as lâmpadas podem ser colocadas no teto no meio da sala ou deslocadas.

As luzes suspensas geralmente são instaladas acima da mesa de café.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Isto tem duas vantagens: por um lado, são particularmente eficazes na segmentação de uma área e, por outro lado, a mesa evita que as pessoas atinjam a luminária com a cabeça.

As luzes pendentes são particularmente atraentes, pois estão disponíveis em muitos modelos e destacam o estilo de uma sala individualmente.

A iluminação básica não precisa necessariamente se limitar à iluminação direta. Uma luminária que difunde a luz e distribui-a uniformemente por toda a sala fornece uma iluminação básica sólida e emite uma luz suave e agradável.

Iluminação de sala com suspensão

A iluminação do teto na sala não é tudo. A iluminação ideal é criada por uma mistura de três fontes de luz diferentes: luminárias de mesa, luminárias de chão e apliques também podem fornecer detalhes adicionais.

As luminárias de parede são excelentes fatores de ambiente e, graças à sua iluminação seletiva, oferecem um interessante jogo de sombras e luzes que adicionam um efeito estético, especialmente em combinação com espelhos.

Os quartos pequenos e escuros parecem mais brilhantes, enquanto o espaço parece maior.

As luzes independentes têm uma dupla função na sala de estar.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Por um lado, com uma lâmpada de assoalho direcionada para o teto, difundindo uma luz indireta na sala e, por outro uma luminária flexível com luz direta para leitura, essas lâmpadas são particularmente práticas.

Os candeeiros de mesa criam grandes detalhes, seja na mesa do peitoril da janela, do aparador, da prateleira ou do pedestal. Eles não são apenas uma fonte de luz, mas também um objeto decorativo, e é por isso que eles podem ser particularmente atraentes em seu design.

Deve-se ter em mente que as diferentes fontes de luz devem ser harmoniosamente coordenadas opticamente.

Por exemplo, se a lâmpada do teto for extravagante, as luminárias complementares terão que ser mais discretas; se pequenos holofotes e discretos candeeiros de parede forem usados, os candeeiros de mesa podem ter um design mais original.

Luz indireta ou direta na iluminação de sala?

De fato, na sala de estar, é uma questão de combinar as fontes de luz direta e indireta. Muita iluminação indireta cria falta de sombra e, portanto, deve ser complementada com luz direta.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

As fontes de luz direta são particularmente importantes para leitura, escrita ou trabalho manual.

A luz direta cria um brilho direcionado e pode acomodar certas peças de mobiliário ou partes da sala, enquanto a luz indireta cria uma atmosfera acolhedora.

As fontes de luz indireta não são expostas e melhoram a sala com sua luz suave.

Existem muitas possibilidades, como luzes embutidas, tiras de LED em nichos de teto, atrás de móveis, apliques e spots de teto, que dão a impressão de tetos mais altos.

Sem muito esforço, a sala se torna particularmente agradável. Além disso, é possível decorar paredes nuas com luzes de cordas, arandelas de parede instaladas em fileiras ou iluminação de plantas.

Conclusão

Ao escolher a iluminação de sala, é essencial que você pense bem em todas as informações que aprendeu acima. Por isso, guarde esse texto com você, para você usar quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *