Ideias para uma boa iluminação residencial

A iluminação residencial pode ser bastante variada, dependendo da forma como você escolhe trabalhar com ela. Sendo assim, pode ser que você esteja em busca de algumas ideias para lhe ajudar.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Essas ideias podem ser encontradas nos próximos tópicos, que você pode conferir agora.

1.   Iluminação residencial – a iluminação da sala aumenta o fator de conforto

Um uso direcionado da iluminação do espaço pode economizar energia e custos e ter uma forte influência no efeito do ambiente. O tipo de iluminação determina se os quartos parecem quentes ou frios. 

Portanto, se o efeito de iluminação for usado deliberadamente, você terá a impressão de uma sala aconchegante ou estéril.

Destaque objetos individuais ou áreas do seu interesse na iluminação residencial.

2.   Modernismo com materiais naturais

Deve-se garantir iluminação básica adequada em todos os cômodos. 

A iluminação uniforme consiste em várias fontes de luz que podem ser facilmente combinadas entre si e complementam a luz do dia, onde está disponível em uma extensão limitada. 

As diferentes áreas podem ser definidas com luz e móveis, figuras ou livros podem ser destacados com efeitos de iluminação atraentes.

3.   Iluminação LED para um estilo de vida melhor

Idealmente, a iluminação residencial deve aumentar o conforto, ser prática e decorativa. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

A versatilidade das luminárias para a sua casa resulta da grande variedade de materiais, cores e estilos que os principais fabricantes de luminárias oferecem.

As lâmpadas de LED são produzidas justamente para dar conforto e comodidade em cada cômodo da casa. Por exemplo, você pode usar luzes mais fracas em quartos e banheiros, e um pouco mais forte na sala e cozinha.

4.   Ajuda ao planejamento da iluminação da sala de estar

Ao escolher as fontes de luz, as condições espaciais, como o tamanho da sala e a cor da parede, devem ser levadas em consideração. Pontos de luz e luzes de teto embutidas são ideais para iluminar espaços estreitos e baixos. 

Deve-se, no entanto, garantir que eles distribuam luz suficiente na sala. 

Para salas maiores com tetos altos, recomenda-se uma variante mais flexível da iluminação geral – a melhor maneira de conseguir isso é usando luzes pendentes e sistemas de iluminação, cuja posição pode ser alterada com facilidade e rapidez a qualquer momento. 

As luzes de teto, em particular, são consideradas luzes universais. 

Se os quartos forem complementados por detalhes de iluminação direcionados, eles parecerão mais modernos e acolhedores.

5.   Iluminação atmosférica da sala de estar – conceitos de iluminação individuais

Os candeeiros de mesa geradores de luz indireta, os candeeiros de parede e os LEDs embutidos no piso podem ser práticos e decorativos e garantir brilho uniforme em corredores e salas de estar e varandas e pátios com uma luz suave e pouco ofuscante.

6.   Iluminação residencial – luzes economizadoras de energia com detectores de movimento

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Além das lâmpadas LED, estão disponíveis luzes modernas de economia de energia. Eles usam pouca eletricidade e duram mais que a lâmpada antiga. 

Os LEDs estão agora disponíveis em várias versões e, devido à sua superioridade em relação às tecnologias convencionais, deixam muito espaço para experimentos de design para os projetistas de luminárias.

7.   A iluminação ideal: esse é o truque

Uma relação equilibrada entre a iluminação de baixo contraste e alto contraste garante conforto. Isso funciona melhor com uma mistura de três fontes de luz diferentes: luz de fundo, iluminação de realce e iluminação de trabalho.

A luz indireta cria uma iluminação suave e discreta, porque dificilmente projeta sombras e é distribuída uniformemente.

No entanto, os olhos se cansam mais rapidamente com luz indireta do que com iluminação de alto contraste.

Portanto, você deve configurar zonas nas quais há iluminação seletiva ou luz de trabalho brilhante. Quando os quartos são iluminados a partir de uma mistura desses tipos de luz, ficam mais bonitos.

8.   Luz de fundo

Para iluminar todo ambiente, é melhor escolher uma lâmpada do teto, um holofote montado na parede ou uma arruela do teto. Idealmente, essas luzes têm um dimmer para que você possa regular o brilho.

A iluminação indireta é de baixo contraste, suave e não ofuscante. A luz é distribuída relativamente uniformemente na sala e quase não projeta sombras. Ideal, por exemplo, no corredor.

Zy Edu (eduzy) na Pintereste
Mostra Black

9.   Iluminação de destaque

Uma sala exclusivamente com iluminação suave rapidamente parece chata e unidimensional. A iluminação pontual garante variedade: enfatiza a arquitetura ou os móveis, oculta, revigora ou umedece.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

A iluminação de acentuação dosada chama atenção para detalhes especiais ou itens de coleção. Várias luzes decorativas são uma alternativa para focos simples.

Então você pode brincar com luz e sombra e diferentes intensidades de iluminação. Esses sotaques criam conforto e atmosfera, especialmente na estação escura, e são, portanto, de particular importância na sala de estar.

Mas tenha cuidado: se a iluminação dos detalhes for muito alta, outras partes da sala desaparecerão involuntariamente em segundo plano.

10.               Iluminação de trabalho

A iluminação precisa fornecer luz nos locais em que nos concentramos – por exemplo, ao ler no sofá ou ao trabalhar na cozinha.

As lâmpadas de assoalho ou os holofotes são ideais para criar uma luz direcionada de alto contraste. Com iluminação de alto contraste, podemos nos concentrar melhor.

Além da iluminação de fundo, a luz funcional deve estar sempre disponível. Uma boa iluminação de trabalho merece um foco especial, claramente, no estudo, mas também na cozinha.

Conclusão

Aplique essas ideias o quanto antes. Pois assim, você poderá ver os bons resultados em poco tempo e com certeza gostará de andar pela sua residência, contemplando sua boa iluminação residencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *