galpão de madeira na fazenda

Galpão de Madeira – 10 Dicas Para a Sua Construção!

A estrutura de madeira para galpão pode ser utilizada em qualquer tipo de construção, exceto nas construçẽos em que a estrutura fica exposta a intempéries sem proteção ou em contato direto como o solo. Se você estiver pensando em montar uma cobertura ou um galpão de madeira, neste artigo vamos te dar 10 dicas fundamentais para a sua construção. E ao final deste artigo, temos uma surpresa para você!

Além dos galpões de madeira possuírem uma alta durabilidade e resistência, eles possuem um baixo custo e a sua construção é muita mais rápida do que as construçẽos convencionais de alvenaria. Esse tipo de construção oferece rusticidade, segurança e beleza.

Diversas utilidades

Galpões são úteis em diversos aspectos. Não é à toa que quando você tem um monte de ferramentas ou coisas que realmente precisam de um espaço apropriado para o armazenamento, que você cria e constrói algo útil como um galpão para armazená-las. Um galpão poderia ser utilizado para praticamente qualquer coisa. Pode ser um abrigo de jardim, um aviário, uma oficina, uma garagem ou uma combinação de duas ou três das variedades mencionadas.

Além disto, a grande maioria dos empresários que lidam com grandes estoques de mercadorias sabem muito bem o que são galpões e qual a sua importância em uma operação. Estes espaços amplos e cobertos, destinados à produção e ao depósito de materiais e produtos industriais diversos, podem ser feitos de estruturas de madeira, além de apresentarem diversos formatos, de acordo com a sua destinação.

Dependendo da sua necessidade, você pode procurar um galpão pré-fabricado on-line e modificá-lo mais tarde, ou pode construir um você mesmo do zero – seu próprio galpão de madeira. Mas, a questão principal é: O que é necessário para criar o melhor galpão com várias especificações, como o galpão de madeira meia água, que funcione com o seu orçamento?

Faça um bom projeto

Construir um galpão não é brincadeira, pois envolve processos que requerem aprovação prévia antes do início da construção. Um projeto de galpão planejado deve, em primeiro lugar, estar em conformidade com os códigos de construção existentes estabelecidos pelo governo local.

Todos os empresários que lidam com grandes estoques de mercadorias sabem muito bem o que são galpões e qual a sua importância em uma operação. Mas estes espaços amplos e cobertos, destinados à produção e ao depósito de materiais e produtos industriais diversos, podem ser feitos de estruturas de madeira, metal, concreto, alvenaria, entre outros, empregando-se coberturas dos mais diversos materiais, desde lonas até lajes de concreto, além de apresentarem diversos formatos, de acordo com a sua destinação. Verifique as especificaçẽos locais para que a construção do seu galpão esteja regulamentada. Vamos as dicas!

Dica 1: Defina as especificações do seu galpão

Primeiro, você deve determinar como as dimensões e partições de seu galpão serão exibidas quando ele já estiver acabado. Você precisa ter um plano decisivo para o seu galpão antes de colocar qualquer coisa em ação.

Pesquise sobre os diferentes tipos de galpões existentes e entenda quais são as suas peculiaridades e para que o seu uso é mais recomendado e o espaço que você dispõe, será parte integrante desta etapa de planejamento. Por exemplo, um galpão de jardim não seria construído da mesma maneira que, um aviário ou uma garagem de carro, por exemplo e nem será tão útil quanto um galpão de madeira ao ar livre.

Muitas vezes, um galpão que não atende adequadamente a sua finalidade é reaproveitado para outro uso e por isso não devem ser desperdiçados quando as coisas não dão certo. Determine o tipo de material mais adequado às suas necessidades para a construção do seu galpão. Embora existam diversas opçẽos de materiais, os galpões de madeira, além de muito bonitos esteticamente, são mais práticos de construir e substancialmente mais econômicos. 

Dica 2: Determine as dimensões do seu galpão de madeira

Construir um galpão não significa que o pedido que for feito ao profissional contratado ou a empresa contratada, terá um tamanho único e adequado para todas as utilidades e locais. Você deve medir as dimensões do local primeiro antes de definir o tamanho do seu galpão.

Verifique se o lugar escolhido é grande o suficiente para o galpão que você pretende comprar, pois nada é mais frustrante do que contratar um serviço e definir um projeto que não serve para você e não atende às suas necessidades.

Dica 3: Determine o local ideal para o galpão de madeira 

A escolha do local será um divisor de águas para o seu galpão de madeira. Depende muito do tipo de galpão que você deseja construir. Por exemplo, se você optar por usar um abrigo de jardim, ele deverá ser construído nas proximidades do seu jardim. Uma garagem, por outro lado, deve ser construída onde for mais próxima do acesso à estrada, enquanto uma casa de retiro geralmente é construída perto de locais onde a vista é espetacular e o espaço é grande o suficiente para acomodar uma multidão.

Galpão de Madeira

Dica 4: Prepare o terreno para o seu galpão de madeira

Agora é hora de preparar o local onde você vai construir o seu galpão, atendendo a tarefas de pré-construção, como limpeza, remoção de estruturas ou vegetação rasteira dentro ou ao redor da área e, é claro, verificando o local em busca de qualquer infestação potencial que possa ocorrer. Você não gostaria que seu barracão de madeira fosse vítima de pragas como ratos, cupins, baratas ou qualquer outra praga invasora, não é mesmo?

Como em todas as coisas, você deve estar atento e responsável em manter as fortificações protetoras de seu galpão o tempo todo. Corte regularmente galhos de árvores ou qualquer planta que você permita que cresça ao lado ou em qualquer lugar nas proximidades do galpão. Apará-los ajuda a impedir que animais e pragas de insetos acessem o telhado do galpão ou qualquer outra entrada que encontrar.

Verifique também as latas de lixo e descarte-as o mais longe possível do local do galpão. Esses caixotes do lixo atraem pragas de animais e insetos que estão vasculhando e procurando comida. Você pode ter um grande problema se as pragas noturnas se instalem no lixo enquanto você dorme. Inseticidas contra de pragas seria uma boa alternativa para manter essas criaturas afastadas. No entanto, se você não é fã de repelentes agressivos ou formulados quimicamente, seria aconselhável buscar meios mais naturais e orgânicos, como o uso de certos óleos que previnem a infestação de pragas. 

Mantenha a água estagnada ou corrente longe do galpão, pois isso se torna um terreno fértil para pragas como mosquitos. Também é altamente recomendado que você realize verificações sazonais para garantir que as medidas acima mencionadas estão sendo tomadas.

Dica 5: Preste atenção nos detalhes do seu galpão

Verifique todos os detalhes, como cortes e contusões de material, dobradiças, material de cobertura, integridade do revestimento, planta baixa, prateleiras e plantas de armários, trabalhos de calafetagem, integridade da fundação e outros. Preste atenção no material que está sendo utilizado e no serviço contratado. Mesmo os menores pregos, porcas e parafusos devem ser perfeitamente compatíveis e duráveis. Para ter um galpão de madeira de qualidade, a madeira deve ser de qualidade, assim como as outras ferramentas. 

Se você quer escolher um galpão pré-moldado de madeira, independente do seu modelo, pode parecer mais fácil a primeira vista. No entanto, é muito mais difícil de verificar os detalhes como composição do material, integridade da madeira, dobradiças, trabalhos de calafetagem, espessura do material, integridade do telhado e integridade da fundação, por exemplo. Você tem que ser meticuloso o tempo todo se quiser construir galpão de qualidade, mesmo que seja um galpão de madeira pequeno. 

Dica 6: Fortaleça a sua fundação

Fortaleça sua fundação, pois em qualquer estrutura, a base é o que mantém tudo unido e de pé. É a âncora de toda estrutura e é por isso que é tão importante que essa parte da construção seja fortificada primeiro. Quando uma fundação é garantidamente sólida, outras peças de montagem podem ser montadas do chão para cima. Uma fundação indestrutível garante a sobrevivência de um galpão de madeira em condições climáticas severas. Além disso, seria prudente não erguer nenhuma estrutura em áreas baixas e úmidas, especialmente em locais expostos a correntes ocasionais de água da chuva. Estruturas como esta são geralmente propensas à erosão.

Galpão de Madeira na neve

Profissionais experientes lhe dirão para construir em superfícies niveladas, embora haja casos em que alguns profissionais habilidosos e aventureiros aceitam o desafio e constroem em terrenos irregulares e inclinados. Mantenha-se fiel às instruções do manual de instruções do galpão. Em qualquer instalação de galpão de madeira pré moldável, por exemplo, um manual de instruções é sempre incluído no pacote para orientar os usuários. As instruções são geralmente diretas e orientam diretamente o usuário no processo de montagem. No entanto, os manuais de instruções às vezes contêm informações muito técnicas que podem confundir o leitor. Para minimizar a confusão, siga rigorosamente as instruções e execute as etapas na ordem correta. Você também pode confiar nas ilustrações fornecidas.

Dica 7: Não se apresse no processo de instalação do galpão

Nunca apresse com o processo de construção ou instalação do galpão, antes disso, verifique todas os passos com exatidão. Qualquer obra de arte leva tempo e a construção da seu galpão também pode levar. Atribuir tempo suficiente ao planejamento e construção de seu galpão de madeira economiza tempo e dinheiro. Ele também permite que você corrija qualquer erro de cálculo menor (se houver) e faça o trabalho corretamente e não cause frustração de sua parte.

Dica 8: Considere o tamanho da porta do seu galpão de madeira

A porta é tão importante quanto qualquer parte do galpão, pois é onde você traz coisas para dentro e para fora. Os itens que você armazena no galpão podem ser tão pequenos quanto uma cadeira do tipo escritório ou tão grandes quanto um armário de guarda-roupa, ou ainda maiores. Como tal, é melhor considerar o posicionamento da sua porta e garantir que ela esteja próxima da via principal ou de uma porta dos fundos que leve facilmente a uma passagem alternativa. Quanto ao tamanho da porta, também é importante considerar as coisas que você pode armazenar em seu galpão no futuro. Certifique-se de que as coisas que você precisa levar para o seu galpão possam passar pela porta.

Lembre-se também de que a porta pode afetar a aparência do seu galpão de madeira, mesmo que seja um galpão de madeira pequeno. Portanto, a porta escolhida deve corresponder ao design do galpão que você está tentando alcançar.

Dica 9: Considere a circulação do ar e a direção da luz solar ao construir seu galpão de madeira

A circulação do ar e a luz do sol ajudam a manter qualquer galpão seco, mesmo após uma chuva forte. Portanto, é importante incluir disposições para um sistema de ventilação saudável com fluxo de luz direta do sol suficiente na construção de seu galpão de madeira. Quanto menos água e umidade houver, melhor.

Dica 10: Inspecione o interior do seu galpão

Uma verificação completa do interior do seu galpão de madeira seria melhor para determinar qual espaço seria bom para qual parte dos conjuntos do seu galpão de madeira. Ao fazer isso, você também pode medir as dimensões do espaço destinado aos seus produtos ou área de trabalho. Lembre-se também de alocar espaço para itens adicionais que você queira adicionar ao seu galpão no futuro.

Ao inspecionar o interior do seu galpão, o layout do conteúdo será a próxima coisa a ser considerada. Se, por exemplo, você estiver construindo um galpão de oficina, seria realmente útil se o layout do seu galpão permitir acesso fácil a todas as suas ferramentas. Isso torna o trabalho muito mais fácil e rápido.

Se você chegou até aqui, não vá embora ainda! Clique abaixo e baixe agora uma planilha pronta que faz o cálculo e o dimensionamento de treliças de madeira para cobertas de casas! Clique no link disponível e baixe agora a planilha que vai te auxiliar ainda mais na construção do seu galpão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *