Como escolher a temperatura de cor ideal

Se você busca a temperatura de cor ideal para uma lâmpada ou luminária, certamente está curioso para saber mais sobre o assunto. Por isso, sugiro a leitura complementar do artigo Temperatura de Cor, que informa de maneira objetiva os passos para a escolha certa.

Sendo assim, vamos ao que interessa.

Como é medida a temperatura de cor?

A temperatura da cor de uma lâmpada LED é exibida em Kelvin (K) em uma escala de 1.000 a 10.000. 

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Quando a temperatura de uma lâmpada aumenta, a luz muda de vermelho para laranja, para amarelo, para branco e, finalmente, para a cor azul e branca. 

Portanto, baixas temperaturas de cor são experimentadas como temperaturas de cores quentes.

Aqui estão alguns exemplos da vida cotidiana:

  • A luz do fogo é de cerca de 2.000K e, portanto, possui uma cor clara muito quente.
  • Um pôr do sol tem cerca de 4.000K e tem uma cor branca clara.
  • Um dia ensolarado médio fica entre 5.000 e 5.500K e tem uma cor clara e fria.
  • Um dia nublado de inverno é de cerca de 7.000K e é bastante agradável.

De qual cor clara você precisa?

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Geralmente, as lâmpadas são divididas em três categorias: branco quente, branco neutro e branco da luz do dia (branco frio). A seguir, descrevemos cada categoria e nomeamos vários aplicativos.

Uma lâmpada com temperatura de cor entre 2.000 e 3.000K produz uma cor branca quente. 

O caráter caloroso cria uma atmosfera calma, aconchegante e íntima. A iluminação nesta categoria é ideal para uma sala ou para um quarto. 

Além disso, vemos que os painéis de LED nessa cor clara são frequentemente usados ​​na iluminação de lojas. Uma boa iluminação reflete no estado de humor das pessoas.

As lâmpadas com uma cor clara neutra situam-se entre 3.100K e 4.500K. A cor pode ser descrita como clara e viva. Um cômodo em que uma cor de luz branca neutra funciona bem é o banheiro. 

Esse tipo de iluminação é a opção mais popular como iluminação de escritórios. A cor da luz neutra é escolhida como a iluminação ideal no local de trabalho.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

A categoria branco da luz do dia tende a ser a mais usada e fica entre 4.600K e 6.500K. Essa luz auxilia na concentração e mantém o indivíduo alerta. 

Por esse motivo, a iluminação nesta categoria é ideal para salas onde é preciso estar atento, por exemplo, em uma sala de trabalho ou na iluminação de uma superfície de trabalho. 

Esse tipo de iluminação é frequentemente usado em situações em que não há luz do dia, como em um armazém ou oficina.

Iluminação de escritório

A iluminação quente é usada para ambientes onde você deseja criar uma atmosfera aconchegante, na sala de estar ou em um quarto, por exemplo.

Já em um escritório, use uma iluminação mais fria para poder ver tudo claramente e trabalhar de maneira concentrada. Mas que tipo de cor clara é mais utilizada no escritório? 

A produtividade é muito importante. Nesse sentido, vários estudos foram realizados, e constataram que a temperatura de cor deve ser observada atentamente em uma situação de escritório.

Tais estudos mostraram que nossa produtividade é maior quando trabalhamos sob iluminação mais fria do que sob iluminação quente. Outros estudos mostraram que a luz do dia oferece vários benefícios à saúde.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Pesquisadores da Universidade de Greenwich descobriram que as pessoas que trabalham sob alta temperatura de cor são muito mais produtivas. 

O desempenho no trabalho aumentou devido ao aumento da acuidade mental, vitalidade e atenção. Além disso, os sujeitos do teste ficaram menos cansados ​​e menos sonolentos.

A razão para isso é que a luz azul leva a uma produção reduzida de melatonina. Essa substância nos deixa sonolentos – algo que você obviamente não quer no seu local de trabalho. 

Portanto, recomendamos que você use luz branca neutra ou luz do dia em seu escritório. 

5 dicas para melhor uso da iluminação em ambientes

Luz programada: o futuro?

À medida que a luz externa muda durante o dia, você também pode ajustar a iluminação da sua casa ou escritório. Durante o dia você está no trabalho e precisa se concentrar. 

À noite você precisa relaxar, e é importante que seu corpo produza melatonina.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Claro que você pode ir de uma sala para outra, mas e se você pudesse mudar a cor da luz dos ambientes? Pode parecer um sonho no momento, porém, em um ou dois anos você encontrará cada vez mais esse tipo de iluminação programável. 

Quão bom seria se a iluminação da sua sala fosse automaticamente ajustada ao seu estado de humor?

Conclusão

Espero que essas informações sejam o bastante para lhe ajudar a fazer a escolha certa na hora de encontrar a temperatura de cor ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *