3 regras para uma iluminação de sala moderna

Se você está trabalhando na sua iluminação de sala, pode ser que esteja curioso para saber quais são as melhores dicas nesse sentido, certo?

Portanto, você verá nos próximos tópicos algumas regras a serem seguidas para quem quer um design moderno e chamativo.

1.   Use um sistema de iluminação de sala com várias fontes

Na sala de estar, pelo menos:

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores
  • Uma ou mais suspensões que descem sobre a mesa, a cerca de 70 cm do topo.
  • Focos ou barras de LED que iluminam de maneira difusa, em tetos falsos ou áreas ou cortes ocultos. São utilizados para obter luz pura, minimizando ou eliminando a presença visível do corpo da lâmpada para perceber, portanto, apenas o efeito luminoso.
  • Luzes de menor intensidade, no teto atrás das cortinas ou do chão (por exemplo, uma lâmpada de assoalho) que criam uma atmosfera.

Não se pode esperar que um único lustre possa executar todas essas funções.

A área da TV deve estar iluminada a uma distância segura ou com LEDs na parte traseira ou com luzes de intensidade ajustável, para não criar muitos reflexos na tela.

2.   Insira um elemento “precioso” que seja o protagonista

Na escolha dos lustres, existem aquelas pessoas que tendem a exagerar.

Não é possível ter luminárias, suspensões, apliques e muito mais com um design particularmente elaborado.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Dependendo do tamanho da sua sala, você precisa decidir se é melhor ter uma única suspensão na mesa de uma aparência específica ou com materiais de qualidade, ou no máximo duas, espaçadas.

Por exemplo, uma suspensão e uma lâmpada de assoalho. Ou apenas a luminária de chão, ou apenas a suspensão, ou apenas as luzes da parede.

A habilidade consiste em modular habilmente esses elementos e integrá-los ao restante do mobiliário.

Há algo para todos os gostos e orçamentos.

Ao consultar um especialista, ele pode lhe dá várias dicas essenciais sobre a iluminação de sala. Por exemplo, as marcas mais populares na sua região e principalmente as peças que lhe oferecem um melhor custo-benefício.

3.   Iluminação moderna da sala com móveis

É um assunto incomum, mas hoje em dia cada vez mais móveis e acessórios têm sistemas de iluminação integrados que realmente aumentam as luzes já projetadas.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Paredes, nichos e estantes equipadas: as últimas gerações de móveis não estão mais completamente escuras.

O design da iluminação deve ter em mente esses elementos, que geralmente se enquadram na categoria de luzes atmosféricas.

É bom sempre usar formas lineares e mínimas, especialmente para luminárias de parede, que projetam feixes de luz intensos e sugestivos.

A luz deve ser o protagonista absoluto.

Não esqueça, no entanto, que um efeito claro-escuro serve para caracterizar melhor o ambiente, tornando o resultado mais dramático e interessante.

Portanto, tenha cuidado para não exagerar!

Cada casa é extraordinária, não apenas como uma expressão da personalidade de quem mora lá, mas também por sua capacidade de representar, dentro dos muros, ideias de uma sociedade, de uma cultura.

Na onda de constantes mudanças, até o lar contemporâneo trai a tendência de não querer ser “para sempre”, mas “por enquanto” ou, pelo menos, por um futuro breve.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Tem certos móveis que você quer que todos percebam quando entra na sua casa. Isso pode ser aquela mesinha com uma foto de sua família ou seu sofá novo.

Para isso, na hora de escolher a iluminação de sala, você deve também levar em consideração todos os seus móveis presentes naquele ambiente.

Grey armchair next to settee in white apartment interior with poster and lamps above table. Real photo

A iluminação ideal para a sala de estar

Na sua sala, você pode passar momentos relaxantes, receber convidados, passar a noite na companhia da família.

A sala de estar é o ambiente perfeito para ser iluminado e modelado pela luz solar natural e, por esse motivo, mesmo antes de fornecê-la, deve ser exposto ao sul, de maneira a poder aproveitar a luz do sol durante o dia.

Banner 2 da planilha de Iluminância de Interiores

Sem descurar as outras precauções importantes, você também pode se beneficiar da sua conta e garantir uma boa economia de energia.

Conclusão

Você pode aproveitar bem o benefício dessas regras se segui-las imediatamente. Por isso, não perca seu tempo! Você pode aproveitar vários benefícios de usar uma iluminação de sala moderna. Se você contratou um especialista para cuidar dessa área, não deixe de conversar com ele sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *